Entrar

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA DOR MUSCULOESQUELÉTICA

LEONARDO YUNG DOS SANTOS MACIEL

epub-BR-PROFISIO-TRAU-C3V1_Artigo2
  • Introdução

A acupuntura é uma técnica milenar, originária da China e com grande perfusão histórica pelos países asiáticos. Nas últimas três décadas, essa técnica tem sido objeto de estudo de grandes centros ocidentais, em especial pelo respaldo científico que demonstra em pesquisas experimentais e clínicas.

Muitos foram os mecanismos de funcionamento elucidados, em especial a ação da acupuntura sobre a liberação de opioides endógenos, o que possibilita uma abordagem bastante eficaz no tratamento da dor. Essa ação ocorre na modalidade com o uso de agulha de forma isolada ou associada a aparelho de eletroestimulação.

A eletroacupuntura é praticada seguindo os mesmos procedimentos e locais da acupuntura tradicional, porém as agulhas são estimuladas por um aparelho gerador de corrente elétrica. Esse dispositivo é responsável por potencializar o número de impulsos, oferecendo benefícios terapêuticos com maior intensidade e velocidade se comparado ao procedimento sem o aparelho de eletroterapia. A eletroacupuntura é muito indicada no tratamento de disfunções agudas e crônicas.

A acupuntura e a eletroacupuntura, na fisioterapia traumato-ortopédica para tratamento da dor musculoesquelética, podem ser utilizadas como procedimentos independentes ou associados a outras técnicas, como a auriculoacupuntura (estímulo de pontos reflexos no pavilhão auricular) ou a cinesioterapia, por exemplo, respeitando os princípios e objetivos estabelecidos pela avaliação cinético-funcional e segundo a medicina tradicional chinesa.

Neste capítulo, aborda-se a acupuntura como recurso da fisioterapia traumato-ortopédica para o tratamento das disfunções musculares e ósseas. Essa técnica pode ser utilizada sobretudo no tratamento da dor musculoesquelética, viabilizando um caminho terapêutico que amplia as ferramentas do fisioterapeuta capacitado na área.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • apontar a concepção de acupuntura;
  • identificar o amparo cientifico da acupuntura para o tratamento da dor musculoesquelética;
  • indicar os melhores procedimentos em acupuntura para analgesia;
  • distinguir as melhores abordagens no uso de acupuntura em fisioterapia traumato-ortopédica.

 

  • Esquema conceitual

 

Cadastre-se para ler o artigo completo
Já tem uma conta? Faça login