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COMPRAS COMPULSIVAS: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO CLÍNICA

Priscilla Lourenço

Tatiana Zambrano Filomensky

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Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • definir o que é a compulsão por comprar;
  • reconhecer as principais dimensões psicológicas da compulsão por comprar;
  • utilizar os instrumentos para a detecção e a avaliação da compra compulsiva;
  • identificar sinais e sintomas para a realização do diagnóstico das compras compulsivas;
  • elaborar diretrizes para o tratamento e a prevenção das compras compulsivas.

Esquema conceitual

Introdução

A compra compulsiva é um problema contemporâneo que vem ganhando atenção nos últimos anos. Ao viver em uma sociedade de consumo que estimula, incentiva e orienta as compras e entrelaça suas noções de bem-estar, pertencimento, status social, considerando o bem material e o poder aquisitivo como fundamental para o sucesso, possivelmente esse transtorno seja mais comum do que se sabe. Dessa forma, a compulsão por comprar tem sido assunto de crescente interesse para profissionais da área da saúde,1 em grande parte motivada pelo aumento de estudos e das publicações na área de comportamentos compulsivos e aditivos.2,3

A compra compulsiva refere-se à aquisição repetitiva, incontrolável, desnecessária, impactando de forma significativa na vida emocional, social, profissional, financeira e até mesmo legal do sujeito. A etiologia da compulsão por comprar é multifatorial e, até o presente momento, a compreensão de seus mecanismos de ação são incipientes.

Neste capítulo serão abordadas as principais características da compulsão por comprar, visando a uma maior compreensão, propiciando novas alternativas para a detecção, a avaliação, a prevenção e o tratamento do problema.

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