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DISPOSITIVOS AUXILIARES DE MARCHA EM CRIANÇAS COM MOBILIDADE REDUZIDA

Rebeca de Barros Santos-Rehder

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Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • explicar a importância da marcha e as implicações do sedentarismo na saúde;
  • identificar as características dos modelos e acessórios de andadores e o impacto na postura e no movimento;
  • planejar e prescrever o uso de andadores dentro do programa de reabilitação neurofuncional;
  • determinar os critérios de uso de diferentes modelos de andadores;
  • avaliar estratégias que contribuam para minimizar o gasto energético e potencializar o uso do andador;
  • desvendar as dúvidas mais frequentes sobre quando, como, quanto e onde usar o andador.

Esquema conceitual

Introdução

Locomoção e marcha são definidas pela capacidade de se mover de um lugar para outro com ou sem dispositivo de auxílio. No desenvolvimento humano, a mobilidade independente começa com a locomoção por meio do engatinhar e progride para a deambulação em pé. A mobilidade tem impacto fundamental na participação das atividades de lazer (o brincar) e na socialização em diferentes ambientes (casa, escola e comunidade).

O ato de caminhar ajuda crianças a adquirir maior interesse em explorar o ambiente e proporciona a elas uma sensação de independência, além de melhorar a saúde de todos os sistemas de forma geral. Neste capítulo, serão explorados os modelos, os acessórios e as estratégias para uso do andador em diferentes ambientes e atividades.

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