Entrar

ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA NA FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL

Kátia Monte-Silva

Abrahão Fontes Baptista

epub-PROFISIO-NEU-C9V2_Artigo

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • definir e identificar os marcos históricos da estimulação transcraniana por corrente contínua (em inglês, transcranial direct current stimulation [tDCS]);
  • reconhecer os princípios biofísicos relacionados à tDCS;
  • identificar materiais e parâmetros necessários para aplicação da tDCS;
  • descrever o embasamento científico das indicações do uso da tDCS em algumas doenças neurológicas;
  • inferir os mecanismos de ação envolvidos nos efeitos produzidos pela tDCS;
  • listar as contraindicações e os efeitos adversos da tDCS;
  • apontar as diretrizes básicas para aplicação da tDCS;
  • memorizar os aspectos éticos e legais e as limitações da técnica na prática clínica do fisioterapeuta neurofuncional.

Esquema conceitual

Introdução

Ao longo das últimas décadas, a neuromodulação não invasiva por estimulações transcranianas tem sido uma alternativa terapêutica adjuvante às outras estratégias de tratamento convencionais para promover a recuperação sensório-motora de pacientes com disfunções neurofuncionais. Estudos sugerem que a associação das técnicas de estimulações cerebrais não invasivas com outras estratégias terapêuticas utilizadas pela fisioterapia neurofuncional pode potencializar e/ou acelerar os efeitos terapêuticos, tornando-os mais precoces e de maior magnitude.1,2

Entre as técnicas de estimulação cerebral não invasiva, destaca-se a tDCS, que utiliza uma corrente elétrica contínua de baixa intensidade aplicada sobre o escalpo intacto de indivíduos conscientes para modular funções cerebrais. Os efeitos da estimulação são dependentes da polaridade, da intensidade e da duração da estimulação e da área estimulada.

Neste capítulo, será abordado o uso da tDCS na área da fisioterapia neurofuncional, bem como definição, histórico, princípios biofísicos, parâmetros de estimulação, indicações e contraindicações, mecanismo de ação, diretrizes para o uso clínico, aspectos éticos e legais envolvidos, limitações da técnica e perspectivas futuras.

A apresentação de tais assuntos visa familiarizar o profissional com mais uma estratégia de tratamento da fisioterapia e suas aplicações na especialidade da fisioterapia neurofuncional. Em adição, pretende-se inspirar o pensamento acerca do uso da tDCS como recurso próprio da prática clínica do fisioterapeuta, instigando a busca de outras fontes para uma compreensão mais aprofundada.

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login