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FUNDAMENTOS PARA A ELABORAÇÃO DE JOGOS E APLICATIVOS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Luciana Schleder Gonçalves

Camila Zanesco

Jossandro Rodrigues da Cruz

epub-BR-PROENF-APS-C10V3_Artigo

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • descrever os fundamentos para a elaboração de aplicações para educação em Saúde;
  • apresentar as ferramentas para o desenho de jogos e aplicativos para educação em Saúde;
  • demonstrar a aplicação desses conhecimentos na Atenção Primária à Saúde (APS).

Esquema conceitual

Introdução

Estudos recentes na área da Informática em Saúde e Enfermagem em relação à saúde móvel (m-health) apontam o potencial de ferramentas baseadas nessa tecnologia para melhorar a saúde do paciente, visto que atualmente o acesso à internet é uma realidade e que as informações estão literalmente na palma da mão de quase todos.1

Nesse aspecto, acredita-se que o desafio atual dos profissionais de Saúde é fazer a curadoria das informações confiáveis para o público leigo e participar do desenvolvimento e da validação de aplicativos móveis que contribuam para a prestação de cuidados seguros aos pacientes.

Sabe-se também que a educação em Saúde tem como princípio o estímulo ao autocuidado e à corresponsabilização por parte dos pacientes, os quais assumem papel central nas práticas de cuidado, seguidos pelos profissionais de Saúde, que atuam com o domínio dos conhecimentos teórico-científicos e a facilitação do processo de troca de informações. Assim, os profissionais podem incentivar os pacientes a refletirem e a mudarem comportamentos.2,3

A utilização de aplicativos móveis na Saúde apresenta potencial para promover o cuidado, por meio do esclarecimento e do controle aprimorado quanto a eventuais fatores de risco a agravos, o estímulo à participação do paciente e de sua família no tratamento e no autocuidado.3

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