Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- descrever os fundamentos para a elaboração de aplicações para educação em Saúde;
- apresentar as ferramentas para o desenho de jogos e aplicativos para educação em Saúde;
- demonstrar a aplicação desses conhecimentos na Atenção Primária à Saúde (APS).
Esquema conceitual
Introdução
Estudos recentes na área da Informática em Saúde e Enfermagem em relação à saúde móvel (m-health) apontam o potencial de ferramentas baseadas nessa tecnologia para melhorar a saúde do paciente, visto que atualmente o acesso à internet é uma realidade e que as informações estão literalmente na palma da mão de quase todos.1
Nesse aspecto, acredita-se que o desafio atual dos profissionais de Saúde é fazer a curadoria das informações confiáveis para o público leigo e participar do desenvolvimento e da validação de aplicativos móveis que contribuam para a prestação de cuidados seguros aos pacientes.
Sabe-se também que a educação em Saúde tem como princípio o estímulo ao autocuidado e à corresponsabilização por parte dos pacientes, os quais assumem papel central nas práticas de cuidado, seguidos pelos profissionais de Saúde, que atuam com o domínio dos conhecimentos teórico-científicos e a facilitação do processo de troca de informações. Assim, os profissionais podem incentivar os pacientes a refletirem e a mudarem comportamentos.2,3
A utilização de aplicativos móveis na Saúde apresenta potencial para promover o cuidado, por meio do esclarecimento e do controle aprimorado quanto a eventuais fatores de risco a agravos, o estímulo à participação do paciente e de sua família no tratamento e no autocuidado.3