Entrar

GESTÃO DE EQUIPES E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM TERAPIA INTENSIVA

Cristiano Gomes da Silva

epub-BR-PROFISIO-ADUL-C12V3_Artigo3

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • correlacionar o que já existe estruturado nos hospitais (indicadores, protocolos, avaliação de desempenho, treinamentos) e sua capacidade de avaliar a qualidade assistencial coletiva e individual da equipe de fisioterapia;
  • identificar o papel do gestor em serviços de fisioterapia nas unidades hospitalares;
  • reconhecer os perfis dos profissionais que fazem parte da equipe e suas particularidades;
  • reconhecer o valor e a importância de cada pessoa na equipe como ferramenta no cumprimento de metas e entrega de resultados, a fim de atingir níveis mais altos de desempenho.

Esquema conceitual

Introdução

O sistema de saúde tem evoluído significativamente nos últimos 20 anos, adotando medidas internacionais relacionadas à qualidade assistencial, à segurança do paciente e, recentemente (2017), à política do cuidado centrado no paciente.1

Esse cenário só foi possível por meio de fortes instituições que regulamentaram normas e direcionaram tais medidas. Hoje, os hospitais medem os resultados assistenciais e, por meio desses valores, conseguem avaliar os pontos de oportunidades e melhorias, criando planos de ação e gerando mudanças, que podem ser reativas ou proativas.2

Qualquer área que queira evoluir precisa adotar o mesmo modelo, não só por ser atual, mas por verdadeiramente apresentar resultados. Por que seria diferente com a fisioterapia? Atualmente, não há uma ferramenta unificada que possa avaliar o profissional individualmente e servir de referência dentro das instituições. Outro fator que contribui negativamente são os resultados guardados dentro das instituições, não sendo possível uma prática comum de mercado, chamada benchmarking, na qual as boas práticas servem de modelo para outras instituições.

Para avaliar a equipe de fisioterapia coletiva e individualmente, é preciso mudar o mindset na gestão e olhar com a visão de cadeia cliente versus fornecedor, na qual o fisioterapeuta é seu cliente e o gestor deve estar atento aos sinais de insatisfação dentro da equipe, sendo capaz de avaliar os diferentes perfis da equipe e utilizar o potencial de cada um de forma estratégica em busca dos resultados.

Importante esclarecer alguns conceitos para seguir, iniciando com a definição de desempenho e qualidade.

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login