Entrar

IDENTIDADE SEXUAL, DISFORIA DE GÊNERO E INCONGRUÊNCIA DE GÊNERO

Giancarlo Spizzirri

Carmita Helena Najjar Abdo

epub-BR-PROPSIQ-C11V1_Artigo

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • atualizar-se quanto à evolução dos conceitos relacionados a sexo, gênero e identidade de gênero;
  • descrever os critérios diagnósticos da disforia/incongruência de gênero segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais — 5ª edição (DSM-5) e a Classificação Internacional de Doenças — 11ª edição (CID-11);
  • discutir aspectos de saúde mental pertinentes à população transgênero;
  • analisar as diretrizes de atenção à saúde dirigidas aos profissionais de saúde mental que prestam assistência a pessoas com disforia/incongruência de gênero.

Esquema conceitual

Introdução

A proporção de pessoas que não se identificam completamente com o gênero designado ao nascimento, segundo estudos populacionais, variam de 0,1 a 2% da população, dependendo dos critérios de inclusão e da região geográfica onde foram conduzidos. No Brasil, estima-se que essa proporção compreenda quase 2% da população adulta. Portanto, é primordial que os profissionais da saúde estejam familiarizados com particularidades desse grupo de indivíduos, para lhes oferecer melhores cuidados.

A evolução dos conceitos associados a sexo e gênero, assim como os de disforia/incongruência de gênero, serão contemplados no decorrer deste capítulo, bem como aspectos da saúde mental e os protocolos de saúde disponíveis para esse grupo de pessoas.

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login