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INSTRUMENTOS VALIDADOS PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM A CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Rebecca Ortiz La Banca

Willyane de Andrade Alvarenga

Lucila Castanheira Nascimento

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Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • identificar os instrumentos validados para uso no Brasil, para subsidiar a atuação do enfermeiro na assistência de enfermagem a crianças e adolescentes;
  • reconhecer o foco de avaliação dos instrumentos identificados e publicados no período entre 2015 e 2019 dedicados à clientela com idade entre 2 e 18 anos;
  • descrever como o enfermeiro pode utilizar os instrumentos na assistência de enfermagem pediátrica.

Esquema conceitual

Introdução

O cuidado de enfermagem à criança e ao adolescente requer a sistematização da assistência para que possa ser executado com excelência, tendo em vista que o processo de enfermagem (PE) abarca a organização e a orientação do cuidado.

Entre as cinco fases do PE,1 a coleta de dados (ou o histórico) de enfermagem é essencial para acessar os problemas apresentados e planejar intervenções de enfermagem visando à continuidade do cuidado à criança e ao adolescente, seja ele no ambiente hospitalar, ambulatorial ou domiciliar. Para isso, os enfermeiros necessitam de instrumentos de mensuração ou questionários que os auxiliem na implementação das etapas do PE — tanto na coleta e no registro dos dados como na mensuração do quanto os cuidados contribuíram para a melhora da condição clínica dos pacientes.2

Enfermeiros que atuam na área pediátrica devem conhecer ferramentas que os apoiem na avaliação clínica do paciente e na tomada de decisão terapêutica. Os instrumentos de avaliação compreendem um conjunto de perguntas e respostas sobre determinado constructo, ou seja, um assunto que se deseja explorar, mas que não pode ser medido diretamente. Em razão disso, os instrumentos têm itens para avaliar um ou vários atributos a partir de escores.3 Por meio dos números, atributos psicológicos, como sentimento, emoção, pensamento e outros, podem ser representados quantitativamente em nível individual.4

Considerando a necessidade de um instrumento que mensure determinado constructo em um país ou uma população de interesse, um novo instrumento pode ser desenvolvido ou medidas que foram desenvolvidas em outra língua podem ser utilizadas após um processo de tradução, adaptação e validação transcultural.5 A validade e a precisão são essenciais para a qualidade psicométrica dos instrumentos de medida,6 a fim de que eles possam ser usados na assistência de enfermagem.

Este capítulo aborda instrumentos para uso no contexto brasileiro, publicados no período de 2015 a 2019, aplicáveis a crianças e adolescentes com idade entre 2 e 18 anos, e possíveis de serem utilizados por enfermeiros em diversos contextos de sua prática clínica.

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