- Introdução
O andar é uma das tarefas sensório-motoras mais frequentemente executadas no dia a dia e envolve a interação complexa e simultânea entre os sistemas motor, sensorial e cognitivo. Uma criança saudável demora meses para aprender a andar, e apresenta maturação da marcha somente aos 7 anos de idade.
Em razão das inúmeras alterações que ocorrem com o envelhecimento, entre elas a perda de massa e de força muscular, a redução da amplitude de movimento (ADMamplitude de movimento) articular e a piora do sistema perceptual, andar pode se tornar um desafio para o idoso.
- Objetivos
Após a leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- distinguir o ciclo da marcha e os descritores temporais, espaciais, cinemáticos e cinéticos;
- entender as principais alterações da marcha decorrentes do envelhecimento e suas relações com a ocorrência de quedas;
- identificar as principais alterações do complexo tornozelo/pé decorrentes do envelhecimento;
- entender a relação entre as alterações do complexo tornozelo/pé e o maior risco de quedas;
- saber usar as principais escalas e testes utilizados para determinar o risco e a autoeficácia de quedas;
- avaliar a marcha de indivíduos idosos, identificando aqueles mais propensos às quedas;
- prescrever o dispositivo de auxílio à marcha mais adequado à necessidade do idoso;
- propor e implementar um programa composto por orientações, adaptações e exercícios físicos para prevenção de quedas.
- Esquema conceitual