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MARCHA E QUEDAS NO IDOSO

Autores: Renata Noce Kirkwood, Bruno de Souza Moreira, Renan Alves Resende
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  • Introdução

O andar é uma das tarefas sensório-motoras mais frequentemente executadas no dia a dia e envolve a interação complexa e simultânea entre os sistemas motor, sensorial e cognitivo. Uma criança saudável demora meses para aprender a andar, e apresenta maturação da marcha somente aos 7 anos de idade.

Em razão das inúmeras alterações que ocorrem com o envelhecimento, entre elas a perda de massa e de força muscular, a redução da amplitude de movimento (ADMamplitude de movimento) articular e a piora do sistema perceptual, andar pode se tornar um desafio para o idoso.

  • Objetivos

Após a leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • distinguir o ciclo da marcha e os descritores temporais, espaciais, cinemáticos e cinéticos;
  • entender as principais alterações da marcha decorrentes do envelhecimento e suas relações com a ocorrência de quedas;
  • identificar as principais alterações do complexo tornozelo/pé decorrentes do envelhecimento;
  • entender a relação entre as alterações do complexo tornozelo/pé e o maior risco de quedas;
  • saber usar as principais escalas e testes utilizados para determinar o risco e a autoeficácia de quedas;
  • avaliar a marcha de indivíduos idosos, identificando aqueles mais propensos às quedas;
  • prescrever o dispositivo de auxílio à marcha mais adequado à necessidade do idoso;
  • propor e implementar um programa composto por orientações, adaptações e exercícios físicos para prevenção de quedas.
  • Esquema conceitual
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