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O DESENVOLVIMENTO DAS TERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS E A TERCEIRA ONDA

Autores: Wilson Vieira Melo, Michelle Nigri Levitan, Aline Sardinha
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Introdução

Nos primeiros anos após o advento da psicologia como disciplina científica distinta, no último quarto do século XIX, sua direção foi profundamente influenciada por Wilhelm Wundt. Entretanto, já na virada daquele século, várias posições e definições diferentes coexistiam acerca da natureza da psicologia. O surgimento de escolas de pensamento diferentes, e por vezes simultâneas, e o seu subsequente declínio e substituição por outras são, na realidade, uma das características mais marcantes da história da psicologia.1

Assim, durante os anos subsequentes da história da psicologia, os psicólogos têm buscado, acolhido e rejeitado diferentes definições, mas nenhum sistema ou ponto de vista individual conseguiu unificar as várias posições a ponto de se tornar hegemônico.

Da mesma forma, dentro dos modelos cognitivo-comportamentais, o fenômeno da ausência de uma definição hegemônica de psicologia se repete, com sucessivas “ondas” de novos conhecimentos que vão sendo incorporados aos antigos modelos, visando sempre a aprimorar o entendimento do funcionamento psicológico humano e aumentar a taxa de eficácia dos tratamentos oferecidos.

Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

  • rever como se deu o desenvolvimento das ondas em TCCterapia cognitivo-comportamental;
  • revisar conceitos e pressupostos de entendimento do modelo comportamental;
  • revisar conceitos e pressupostos de entendimento do modelo cognitivo;
  • reconhecer o desenvolvimento dos modelos integrativos considerados abordagens da terceira onda nas TCCterapia cognitivo-comportamentals.

Esquema conceitual

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