Entrar

PILATES — A CIÊNCIA ALÉM DO MÉTODO

Fábio Luiz Mendonça Martins

epub-BR-PROFISIO-TRAU-C1V4_Artigo4

Introdução

O método Pilates é uma modalidade muito difundida, atualmente, principalmente nos Estados Unidos da América (EUAEstados Unidos da América) e na América do Sul, que tem sido utilizada tanto na reabilitação quanto como prática de exercício físico.

Criado pelo alemão Joseph Pilates no início do século XX, o método Pilates é constituído por exercícios resistidos e alongamentos dinâmicos, respeitando determinados princípios, os quais serão abordados em tópico específico.

O método Pilates é um programa de treinamento físico e mental que utiliza alguns equipamentos e acessórios, que visam aumentar a força muscular, a flexibilidade, o condicionamento cardiorrespiratório, o equilíbrio e a postura, propiciando uma melhora na consciência corporal.

A prática do Pilates vem ficando a cada dia mais popular, embora as evidências científicas sobre o método ainda sejam escassas.

Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • identificar os benefícios do método Pilates na traumato-ortopedia como outra possibilidade de tratamento fisioterapêutico;
  • ampliar o leque de alternativas de tratamento disponíveis ao paciente;
  • avaliar o indivíduo/paciente de forma específica no que concerne a aspectos que permitam a prescrição e a elaboração de sessão do método Pilates, baseada em testes simples;
  • identificar a parte legal e ética ditada por conselhos profissionais brasileiros.

 

Esquema conceitual

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login