Entrar

PSIQUIATRIA E CINEMA: A LOUCURA DE VAN GOGH NOS FILMES

THIARA CRUZ

ELIE CHENIAUX

epub-BR-PROPSIQ-C10V4_Artigo1

Introdução

Vincent van Gogh é um dos mais famosos e influentes pintores da história da arte moderna. Não apenas por seus quadros, mas também por sua doença mental, o pintor continua despertando o interesse de um grande número de pessoas.

Com o objetivo de verificar como os filmes retratam a vida e o adoecimento de van Gogh, foi feita uma busca na plataforma IMDb1 por títulos nos quais o pintor aparece como um personagem interpretado por um ator. Foram considerados os filmes com áudio ou legendas em inglês ou português. Não houve qualquer restrição ao período em que o filme foi lançado. Dez obras foram selecionadas. No geral, os filmes foram fiéis aos principais eventos da vida do pintor, divergindo, no entanto, a respeito das circunstâncias de sua morte.

A partir de novos depoimentos incluídos em biografias do artista, a hipótese de suicídio tem sido questionada. Apesar da discordância sobre o suicídio, as 10 obras analisadas mostram que van Gogh apresentava sintomas compatíveis com o diagnóstico de transtorno bipolar (TB).

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • descrever a vida de Vincent van Gogh;
  • descrever a doença mental de Vincent van Gogh;
  • reproduzir como o pintor foi retratado nos filmes feitos para o cinema e a televisão.

Esquema conceitual

Cadastre-se para ler o artigo completo
Já tem uma conta? Faça login