- Introdução
Os profissionais de saúde possuem papel importante na identificação dos fatores que interferem no processo saúde–doença, uma vez que esses fatores têm influência direta na saúde dos seres humanos. As equipes da atenção básica, em conjunto com as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESFEstratégia Saúde da Família), têm a responsabilidade de identificar os problemas ambientais do seu território de atuação, entendendo a relação deste com a saúde individual, familiar e coletiva da população adstrita.
Este artigo tem como objetivo apresentar alguns problemas socioambientais contemporâneos que o Brasil enfrenta e, ao mesmo tempo, promover a formação dos profissionais por meio de pensamento crítico e reflexivo sobre os processos de contaminação da água, esgotamento sanitário, cuidados com o lixo, cuidados com os direitos ambientais e expor as principais patologias relacionadas à degradação ambiental.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- relacionar aspectos ambientais com a saúde humana;
- descrever os processos de abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos;
- identificar as principais patologias associadas ao meio ambiente e as ações educativas dos profissionais de saúde para a promoção da saúde individual, coletiva e ambiental.
- Esquema conceitual