- Introdução
A atenção integral à saúde do adolescente é uma das políticas estratégicas implantadas pelo Ministério da Saúde (MSMinistério da Saúde) que tem como público alvo a população de adolescentes e jovens e aborda o seu crescimento e desenvolvimento biopsicossocial.
O profissional enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família (ESFEstratégia de Saúde da Família), dentre suas atribuições, realiza o acolhimento, a consulta de enfermagem e as atividades educacionais individuais ou coletivas em todo o território correspondente à área adscrita da equipe de saúde a qual está vinculado, em consonância com protocolos e normativas técnicas. Como desafio presente no cotidiano desses profissionais, está a atuação na área de saúde mental, que envolve ações intersetoriais e de educação na saúde.
Este artigo aborda os processos do desenvolvimento na adolescência e as ações de saúde mental nos programas desenvolvidos pelo MSMinistério da Saúde, bem como destaca a atuação do enfermeiro da ESFEstratégia de Saúde da Família no acompanhamento do adolescente com transtornos comportamentais e mentais.
- Objetivos
Após a leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- descrever os conceitos de adolescência e puberdade;
- reconhecer os processos do desenvolvimento humano;
- descrever as iniciativas em saúde mental voltadas para o adolescente na atenção primária;
- identificar os principais transtornos mentais e comportamentais ocorridos na adolescência.
- Esquema conceitual