Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- explicar os conceitos da modalidade de atendimento de enfermagem via teleconsulta;
- descrever os aspectos teóricos e legais que respaldam a prática da teleconsulta de enfermagem;
- identificar os principais aspectos técnicos para execução da teleconsulta.
Esquema conceitual
Introdução
A teleconsulta em enfermagem é a consulta de enfermagem operacionalizada por meio de tecnologias da informação e comunicação, com a finalidade de aprimorar o atendimento ao paciente.1
Trata-se de uma estratégia que foi regulamentada para manter o funcionamento da Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), em que era orientado manter o isolamento e distanciamento social.2
O foco da implementação da teleconsulta foi dar seguimento aos atributos da APS, em especial ao acesso. Desse modo, a teleconsulta permite o atendimento direto dos casos suspeitos de COVID-19, possibilitando que menos casos suspeitos circulem nas ruas. Essa modalidade de atendimento também permitiu que a APS continuasse a oferecer o acompanhamento de pessoas com doenças crônicas e de outras situações que são próprias desse nível de atenção em um momento de restrição da circulação das pessoas.
A incorporação de uma estratégia de cuidado que utiliza ferramentas tecnológicas no processo de trabalho do Sistema Único de Saúde pode ser considerada um avanço, pois o uso de meios virtuais para atendimento em saúde traz benefícios para o profissional de enfermagem como:
- melhor gestão do tempo;
- flexibilidade na agenda;
- satisfação no trabalho;
- oportunidade de desenvolver novas habilidades.
Por sua vez, as principais vantagens para os pacientes estão relacionadas a1
- menor tempo de espera para atendimento;
- atendimento no conforto da sua casa ou no seu horário de trabalho;
- redução dos deslocamentos até a unidade de saúde;
- desburocratização do acesso.