Entrar

VARICOCELE

Autores: Ubirajara de Oliveira Barroso Junior, Rafael Pauletti Gonçalves
epub-BR-PROUROLOGIA-C1V2_Artigo4
  • Introdução

A varicocele é uma disfunção das veias do plexo pampiniforme que leva à dilatação e à tortuosidade em decorrência do refluxo venoso nos vasos afetados. A maior parte dos casos de varicocele é unilateral, afetando mais comumente o esquerdo; porém, em até 50% dos casos, pode ser bilateral. A prevalência é de 15% na população masculina em geral, mas atinge 35% quando avaliado o grupo de homens com infertilidade.

As particularidades anatômicas têm um papel na gênese da varicocele. A inserção da veia espermática esquerda em ângulo reto na veia renal esquerda, além de apresentar comprimento significativamente maior (de 8 a 10cm), contribui para que a pressão na veia espermática interna seja maior em razão da transmissão de pressão retrógrada da veia renal esquerda.

A pedra angular no diagnóstico e uma das principais causas de viés metodológico nos trabalhos científicos é o exame físico do paciente, pois por meio dessa avaliação é realizado o diagnóstico. A varicocele pode ser classificada em três diferentes graus (palpável apenas na manobra de Valsalva, palpável e visível). A avaliação testicular por meio de ultrassonografia (USGultrassonografia) é uma ferramenta importante para fornecer dados que possam ajudar na indicação cirúrgica e no acompanhamento do paciente.

O tratamento da varicocele tem como objetivo primário evitar a atrofia testicular e preservar a fertilidade dos pacientes. Tendo em vista que a varicocele inicia na fase pré-púbere ou no período da adolescência e que é uma doença progressiva, o tratamento inadequado pode acarretar diversos malefícios na idade adulta e na fertilidade futura. A técnica cirúrgica subinguinal com utilização de microscópio é a que apresenta os menores índices de recidiva e de complicações, além de ser a técnica escolhida em casos de recidiva (se não tiver sido realizada na primeira cirurgia).

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • explicar os mecanismos fisiopatológicos essenciais da varicocele;
  • diagnosticar a varicocele e avaliá-la mediante uso de exames complementares;
  • indicar o tratamento cirúrgico da varicocele e prever suas complicações;
  • listar os diferentes tipos de cirurgia de varicocele;
  • instituir o tratamento das recidivas.

 

  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login