Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- descrever os conceitos de dosimetria;
- discutir a aplicação do ultrassom (US) em algumas lesões musculoesqueléticas, baseada na literatura científica;
- descrever a aplicação do US de diversas formas, como a técnica estacionária, uso em fraturas e analgesia em situações de dor musculoesqueléticas.
Esquema conceitual
Introdução
O US terapêutico (UST) é um dos agentes eletrofísicos mais utilizados nas clínicas de fisioterapia do mundo. As indicações, muitas vezes, são baseadas em estudos com modelos animais, que demonstram melhora no processo de reparo tecidual, controle de sinais inflamatórios e redução da dor.
A maior dificuldade do UST é a translação desses efeitos fisiológicos, demonstrados em modelos animais, para o uso clínico. Diversos ensaios clínicos não conseguem demonstrar a efetividade terapêutica do UST em algumas condições musculoesqueléticas.
Um grande desafio é identificar parâmetros adequados para a aplicação, assim como uma técnica de aplicação eficaz, visto que os ensaios clínicos realizados apresentam ampla heterogeneidade nas aplicações.
Neste capítulo, são descritas indicações clínicas do UST baseadas na literatura atual, apresentando o que se conhece sobre as técnicas e parâmetros para o uso clínico desse instrumento, que, quando bem indicado e associado à cinesioterapia, pode ser um bom recurso auxiliar na recuperação de lesões traumato-ortopédicas.