- Introdução
A otite média aguda (OMAotite média aguda), a sinusite e a tonsilite agudas são algumas das principais infecções das vias aéreas superiores (IVASinfecções das vias aéreas superiores); a grande maioria é causada por vírus e tem curso autolimitado. São enfermidades muito comuns na faixa etária pediátrica, consideradas a maior causa da procura por prontos-atendimentos pediátricos.
Tendo em vista que a OMAotite média aguda, a sinusite e a tonsilite agudas estão muito frequentemente associadas a infecções virais prévias na pediatria, há grande dificuldade em identificar o agente etiológico (se viral ou bacteriano). O uso inapropriado de antibióticos favorece o crescimento da colonização de bactérias resistentes das VAS. Portanto, na era da resistência antimicrobiana, são de suma importância a indicação e o uso adequado desses fármacos.
Neste artigo, será apresentada uma revisão atualizada sobre OMAotite média aguda, sinusite e tonsilite agudas, com enfoque na orientação de condutas para um diagnóstico mais preciso e o tratamento adequado, principalmente em relação ao uso da terapia antibiótica.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- identificar o diagnóstico mais preciso de OMAotite média aguda, sinusite e tonsilite agudas de etiologia bacteriana;
- apontar os agentes etiológicos bacterianos mais comuns na OMAotite média aguda, na sinusite e na tonsilite agudas;
- reconhecer a necessidade do uso de antibióticos na OMAotite média aguda, na sinusite e na tonsilite agudas e identificar o mais apropriado;
- reconhecer as principais complicações da OMAotite média aguda, da sinusite e da tonsilite agudas.
- Esquema conceitual