- Introdução
As cirurgias torácicas, mesmo as mais simples, são apresentadas aos clínicos como procedimentos de exceção, possíveis apenas para profissionais altamente capacitados e podendo ser realizadas apenas em locais com aparato tecnológico avançado. Apesar de isso ser verdadeiro em algumas situações, uma parcela das afecções torácicas não exige tanto. Muitos dos procedimentos de rotina podem ser realizados na maioria das clínicas que possuem um centro cirúrgico adequado e profissionais capacitados.
Acredita-se que algumas dessas doenças rotineiras possuam quadro clínico de fácil interpretação e diagnóstico, bem como de tratamento cirúrgico de média complexidade. Pretende-se, portanto, desmitificar, neste artigo, algumas nuances dos tratamentos clínico-cirúrgicos de algumas doenças cardiopulmonares, estimulando o leitor ao estudo e ao treinamento adequados.
- Objetivos
Após a leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- identificar doenças do tórax que exigem tratamento cirúrgico envolvendo procedimentos de média complexidade;
- escolher a técnica mais adequada aos casos clínicos das cirurgias torácicas;
- atentar às principais complicações pós-operatórias das cirurgias torácicas de média complexidade, bem como à sua prevenção e ao seu tratamento;
- reconhecer as considerações referentes ao pré, ao trans e ao pós-operatório das cirurgias torácicas de média complexidade.
- Esquema conceitual