- Introdução
As alterações que começaram a revolucionar o conhecimento sobre a natureza da realidade ocorreram com o surgimento da física moderna, há mais de 100 anos. Em 1905, dois artigos elaborados por Einstein originaram duas tendências revolucionárias de pensamento científico. O primeiro artigo versava sobre a teoria especial da relatividade e o segundo artigo propôs uma nova forma de compreender a radiação eletromagnética que, posteriormente, tornou-se o fundamento da teoria quântica.
A física moderna levou a alterações profundas no conhecimento acerca da natureza do universo, derrubando as bases da física newtoniana, de modo muito semelhante à revolução causada por Copérnico e Darwin sobre o movimento planetário e a evolução. Literalmente, dezenas de livros publicados nos últimos 20 anos explicam e discutem os conceitos básicos da física moderna e as suas implicações, de maneira muito detalhada.1–14 O físico e teórico Fritjof Capra e o bioquímico Pier Luigi Luisi15 descreveram as implicações da ciência subjacente à física moderna, que é a base daquilo a que se referem como perspectiva sistêmica da vida.
A relevância da perspectiva sistêmica da vida também está de acordo com a ciência dos seres humanos unitários de Martha Rogers, além de fornecer uma base científica teórica para o recém-aprovado diagnóstico de enfermagem da NANDA International, Inc. (NANDA-INANDA International, Inc.): Campo de energia desequilibrado (00273).
O propósito deste artigo é descrever as bases científicas e teóricas do diagnóstico de enfermagem Campo de energia desequilibrado e apresentar as intervenções da Classificação das Intervenções de Enfermagem (NICClassificação das Intervenções de Enfermagem, do inglês, Nursing Intervention Classification [NICClassificação das Intervenções de Enfermagem]) e resultados da Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOCClassificação dos Resultados de Enfermagem, do inglês, Nursing Outcomes Classification [NOCClassificação dos Resultados de Enfermagem]) que melhor se associam ao novo diagnóstico. O presente artigo inclui uma visão geral da teoria de Rogers acerca do ser humano unitário e sua proposta de modelo de prática.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- identificar as bases científicas e teóricas do diagnóstico de enfermagem Campo de energia desequilibrado;
- descrever o modelo de práxis baseado no referencial de homem unitário;
- aplicar o modelo rogeriano de práxis para cuidado de indivíduos com Campo de energia desequilibrado;
- identificar as principais intervenções da NICClassificação das Intervenções de Enfermagem que podem ser usadas para cuidar de indivíduos com campo de energia desequilibrado.
- Esquema conceitual