Entrar

Desvendando o resultado do exame histopatológico

Autores: Breno Souza Salgado, Gleidice Eunice Lavalle, Cecília Bonolo de Campos, Lidianne Narducci Monteiro, Geovanni Dantas Cassali
epub_All_Artigo2
  • Introdução

A histopatologia é uma importante ferramenta diagnóstica em Medicina Veterinária. Derivada das palavras gregas histos (tecido) e pathos (doença, sofrimento), ela constitui um dos principais métodos de avaliação anatomopatológica disponíveis e tem por finalidade firmar, confirmar ou afastar um ou mais diagnósticos ou hipóteses diagnósticas. Esse procedimento é realizado por veterinários com experiência em anatomia patológica veterinária.

O resultado de exame histopatológico (ou relatório histopatológico ou, no caso de peças cirúrgicas, relatório de biopsia) depende de uma boa comunicação entre patologistas veterinários e clínicos, cirurgiões, oncologistas e profissionais de outras especialidades veterinárias.

Historicamente, o resultado de exame histopatológico tem sido denominado “laudo histopatológico”, entretanto o termo é desaconselhado em vista do fato do termo “laudo” referir-se aos resultados de exames que possuem fins jurídicos.

Existem vários formatos para se redigir um resultado de exame histopatológico. Os registros podem ser acentuadamente extensos e detalhados, tais como os geralmente realizados em instituições de ensino, ou breves e mais focados nos principais achados. Essa variação acentuada evidencia a ausência de padrão para redigir as informações observadas durante o procedimento de análise microscópica, podendo assim dificultar o entendimento e a interpretação do resultado do exame e, consequentemente, o entendimento do processo de doença que acomete o animal.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • interpretar corretamente o resultado de exames histopatológicos;
  • reconhecer o significado de termos constantemente utilizados na redação dos exames histopatológicos;
  • identificar, com base no exame histopatológico, neoplasias e doenças infecciosas.
  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login