Entrar

FISIOTERAPIA MANIPULATIVA ORTOPÉDICA APLICADA À COLUNA VERTEBRAL — UMA ABORDAGEM BASEADA EM EVIDÊNCIAS

Marcelo Anderson Bracht

Clécio Vier

epub-BR-PROFISIO-TRAU-C1V4_Artigo3

Introdução

A prática da terapia manual remonta à história do cuidado em saúde. É no Corpus Hippocraticum, livro atribuído ao pai da medicina, Hipócrates, que se encontram as primeiras referências ocidentais sobre o uso da tração e da manipulação articular no tratamento de desordens ortopédicas.

Diversos grupos profissionais têm lançado mão da tração e da manipulação articular no tratamento das mais variadas condições de saúde, cada qual utilizando uma metodologia própria, de acordo com suas convicções filosóficas, nem sempre alinhadas com a melhor evidência científica disponível.

De maneira ampla, qualquer técnica que envolva o contato manual com objetivos terapêuticos pode ser considerada uma terapia manual. Haja vista a quantidade de conceitos, métodos e filosofias de tratamento, esta abrange desde técnicas aplicadas aos tecidos moles, até aquelas de alta velocidade e baixa amplitude (AVBAalta velocidade e baixa amplitude), destinadas ao complexo articular.

Neste artigo, será dada especial atenção às técnicas de manipulação em AVBAalta velocidade e baixa amplitude, também denominadas técnicas grau V, ou manipulação com impulso (thrust), segundo o modelo de fisioterapia manipulativa proposto pela International Federation of Orthopaedic Manipulative Physical Therapists (IFOMPTInternational Federation of Orthopaedic Manipulative Physical Therapists).

Além dos princípios da fisioterapia manipulativa, serão apresentadas as evidências disponíveis que suportam a aplicação clínica das técnicas de manipulação vertebral no tratamento das dores de origem musculoesquelética.

Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • descrever a origem da fisioterapia manipulativa;
  • reconhecer os princípios da fisioterapia manipulativa;
  • diferenciar e conceituar mobilização e manipulação articular;
  • identificar os mecanismos de ação da fisioterapia manipulativa;
  • demonstrar as indicações e contraindicações da manipulação vertebral;
  • discorrer sobre as evidências científicas da manipulação vertebral.

 

Esquema conceitual

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login