- Introdução
Este capítulo abordará a articulação coxofemural e diversas patologias que podem acometê-la. As condições musculoesqueléticas podem ser manejadas por meio de tratamentos conservadores, entretanto, caso não se obtenha sucesso com esse manejo, e o paciente persistir com limitações que comprometam suas atividades diárias, a intervenção cirúrgica torna-se o tratamento de escolha.
Serão abordados os possíveis tratamentos cirúrgicos para cada tipo de condição, considerando suas indicações e seus riscos. Ao final de cada seção, serão apresentadas orientações e sugestões para que os fisioterapeutas criem o seu plano de reabilitação progressiva pós-operatória, com um enfoque em protocolos acelerados.
Assim, o objetivo principal deste capítulo é discorrer sobre os diferentes tipos de abordagens cirúrgicas realizadas na articulação do quadril, bem como as patologias que levam a esses tratamentos e qual o papel do fisioterapeuta no processo de reabilitação em cada uma dessas situações. Especificamente, serão abordadas as técnicas de artroplastia de quadril, artroscopia total de quadril (ATQartroscopia total de quadril), fraturas proximais do fêmur, impacto femoroacetabular (IFAimpacto femoroacetabular), osteoartrite (OAosteoartrite) de quadril, osteonecrose do quadril e osteossíntese
- Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- identificar as principais doenças relacionadas à articulação coxofemural;
- listar os diferentes tratamentos cirúrgicos para as lesões da articulação do quadril;
- reconhecer as indicações e riscos do tratamento cirúrgico das lesões da articulação do quadril;
- inferir as abordagens relacionadas à reabilitação das lesões da articulação do quadril.
- Esquema conceitual