- Introdução
O Exame Neurológico Infantil de Hammersmith (em inglês, Hammersmith Infant Neurological Examination [HINEHammersmith Infant Neurological Examination]) tem sido proposto como uma das principais ferramentas que auxiliam na identificação precoce de recém-nascidos (RNrecém-nascidos) com alto risco de paralisia cerebral (PCparalisia cerebral).
O HINEHammersmith Infant Neurological Examination pode ser aplicado em crianças de 2 a 24 meses de idade cronológica ou corrigida (no caso de recém-nascidos pré-termo [RNPTrecém-nascidos pré-termos]). A avaliação deve ser realizada, preferencialmente, em um tempo máximo de 10 a 15 minutos. Não é necessário ser certificado para empregar o instrumento na prática clínica, mas o conhecimento em neuropediatria é imprescindível para compreender e interpretar os resultados.
Considerando sua importância, neste capítulo serão abordados aspectos referentes à descrição e à aplicação do HINEHammersmith Infant Neurological Examination destinado à população pediátrica de risco biológico.
- Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- reconhecer a relevância do HINEHammersmith Infant Neurological Examination para a detecção precoce da PCparalisia cerebral;
- conhecer os testes que integram o HINEHammersmith Infant Neurological Examination;
- descrever as possíveis alterações identificadas pelo HINEHammersmith Infant Neurological Examination;
- interpretar os resultados do HINEHammersmith Infant Neurological Examination qualitativa e quantitativamente;
- compreender o processo de encaminhamento de bebês avaliados por meio do HINEHammersmith Infant Neurological Examination para programas de intervenção precoce, quando necessário.
- Esquema conceitual