Entrar

LESÕES E SUA PREVENÇÃO EM MILITARES

Thiago Rebello da Veiga

Roberta Braga Mendonça

Leonardo Shigaki

epub-PROFISIO-ESP-C10V3_Artigo1

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • reconhecer as principais características da atividade militar;
  • identificar as lesões mais prevalentes e seus respectivos impactos em militares;
  • identificar os fatores de risco relacionados às lesões em militares;
  • selecionar métodos de avaliação funcional compatíveis com o contexto militar;
  • elaborar um plano de prevenção com base na análise e no gerenciamento dos fatores determinantes das lesões mais prevalentes.

Esquema conceitual

Introdução

A carreira militar, em virtude da natureza das atividades desempenhadas, exige que os profissionais reúnam um conjunto de atributos de ordem física e mental que possibilitem o adequado cumprimento de suas tarefas. Para atender à demanda constante de manutenção das condições de emprego operativo, os militares precisam desfrutar da plenitude de suas capacidades físicas, o que está diretamente relacionado ao seu estado de saúde e qualidade de vida. No entanto, estudos1,2,3 vêm apontando que as lesões musculoesqueléticas (LMElesão musculoesqueléticas) são uma importante fonte geradora de incapacidade, representando grande ameaça à condição de prontidão dos militares.

A exposição às condições adversas do cenário operativo, tais como sujeição às intempéries climáticas, deslocamento com sobrecarga de peso em terrenos hostis, necessidade de confinamento ou isolamento prolongado, privação de sono, hidratação ou alimentação, impõem grande demanda sobre o organismo dos indivíduos, requisitando elevado grau de aptidão física.

Com o intuito de garantir a operacionalidade da sua força de trabalho, o efetivo das Forças Armadas é regularmente submetido a um programa de Treinamento Físico Militar (TFMTreinamento Físico Militar). Os programas são aplicados sob gerência dos departamentos especializados distribuídos nas diversas organizações militares. Além disso, anualmente, são realizados Testes de Aptidão Física (TAFTeste de Aptidão Físicas), destinados à verificação dos quesitos mínimos compatíveis com o serviço ativo. Durante essas atividades, as LMElesão musculoesqueléticas também representam um fator limitador do desempenho e dificultam a conquista do condicionamento físico ideal.

O impacto financeiro e o alto índice de afastamentos decorrentes das LMElesão musculoesqueléticas ressaltam a necessidade do aprimoramento das estratégias de prevenção. Neste capítulo, visando a contribuir com a ação dos fisioterapeutas esportivos e preparadores físicos, será exibido o panorama epidemiológico das lesões em militares, serão abordados o processo de avaliação funcional, bem como a identificação dos fatores de risco e, por fim, serão apresentados tópicos importantes para serem incluídos em um programa de prevenção de LMElesão musculoesqueléticas em militares.

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login