Introdução
A neurorradiologia intervencionista é uma especialidade médica relativamente nova, apresentando interface com um grande número de afecções do sistema nervoso central (SNCsistema nervoso central), em especial as de etiologia vascular, abrangendo desde o diagnóstico, o tratamento e o seu acompanhamento.
O objetivo geral da neurorradiologia intervencionista é a abordagem minimamente invasiva das doenças do SNCsistema nervoso central com altas taxas de cura ou seu controle, associada à menor taxa possível de complicações.
A abordagem endovascular de doenças do SNCsistema nervoso central, altamente prevalentes na população, apresentou grande mudança após a década de 1990, juntamente com o avanço das técnicas e dos materiais empregados. A morbidade e a mortalidade das entidades neurovasculares, como o acidente vascular cerebral isquêmico (AVCiacidente vascular cerebral isquêmico) agudo, os aneurismas intracranianos e as malformações vasculares, decresceram e novos paradigmas se estabeleceram.
Este capítulo tem o intuito de guiar os profissionais radiologistas gerais para o conhecimento das principais doenças do SNCsistema nervoso central, seus padrões de imagens e suas classificações, no intuito de auxiliar a abordagem dos neurointervencionistas. Serão apontadas, também, as principais informações que devem constar no relatório do exame.
Abordam-se as principais afecções do SNCsistema nervoso central, tanto no quesito prevalência na população quanto no quesito importância diagnóstica e rápida abordagem, que serão o AVCiacidente vascular cerebral isquêmico, os aneurismas intracranianos, as malformações arteriovenosas (MAVmalformações arteriovenosas) e fístulas arteriovenosas (FAVfístulas arteriovenosas) do encéfalo e da medula espinal, a malformação aneurismática da veia de Galeno (MAVGmalformação aneurismática da veia de Galeno), alguns tumores (meningiomas, nasoangiofibromas e paragangliomas) e, por fim, a estenose de seio venoso intracraniano.
Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- descrever as principais afecções do SNCsistema nervoso central abordadas pela neurorradiologia intervencionista;
- diferenciar as principais etiologias de cada doença do SNCsistema nervoso central;
- identificar imagens características como “sinais de alarme” que predizem riscos de complicações;
- descrever padrões de imagens e classificações úteis para dirigir ou facilitar a abordagem do intervencionista;
- definir os padrões de imagem que devem ser citados no relatório de laudo para auxiliar tanto no diagnóstico quanto no acompanhamento pós-tratamento.