- Introdução
A abordagem aos pacientes críticos sempre envolveu algum grau de invasão a esses pacientes. Mesmo nos dias atuais, em que menos é mais, considerando-se a prioridade de segurança dos pacientes e o princípio hipocrático de primeiro não lesar, ainda tem-se que “agredir” o paciente com cateteres, tubos, sondas e afins para que as abordagens terapêuticas tenham sucesso.
Tais procedimentos devem ser bem indicados, realizados com correta técnica de assepsia e antissepsia, avaliados ao final para serem afastadas as possibilidades de complicações e retirados assim que for possível para evitar que os seus benefícios sejam superados por possíveis danos.
Existem diversos procedimentos que podem ser realizados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTIUnidade de Terapia Intensiva), sendo descritos hoje até mesmo procedimentos cirúrgicos, como:
- biópsias pulmonares por vídeo;
- curativos intra-abdominais;
- videolaparoscopias.
Contudo, entende-se que os procedimentos mais comuns em todas as UTIUnidade de Terapia Intensivas são os acessos às vias aéreas e os acessos venosos profundos. Os procedimentos mais complexos exigem profissionais mais experientes e/ou especialistas para a sua realização. Merece atenção a pericardiocentese, por se tratar de uma “salvadora de vidas”, embora não seja de indicação comum.
Na atualidade, deve-se ressaltar o papel da ultrassonografia dentro da UTIUnidade de Terapia Intensiva no auxílio à realização de procedimentos. Principalmente no acesso venoso profundo através da veia jugular ele além da visualização da anatomia, pode acompanhar o procedimento. O aprendizado de sua utilização, contudo, envolve tema em separado.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, espera-se que o leitor esteja apto a:
- avaliar os pacientes de risco;
- identificar o material necessário para o acesso às vias aéreas, as punções venosas profundas e a pericardiocentese;
- empregar as técnicas de acesso às vias aéreas, às linhas venosas profundas, subclávia e jugular interna e à drenagem do pericárdio;
- reconhecer as indicações e as complicações de acesso às vias aéreas, do acesso à veia subclávia e veia jugular interna e do acesso ao pericárdio.
- Esquema conceitual