Entrar

QUE ONDA É ESSA? APROXIMAÇÕES E DIVERGÊNCIAS ENTRE AS TERAPIAS COGNITIVAS E AS TERAPIAS COMPORTAMENTAIS

Autores: Caroline da Cruz Pavan-Cândido, Carmem Beatriz Neufeld
epub-PROCOGNITIVA-C6V3_Artigo3
  • Introdução

A literatura sobre terapias comportamentais (TCompterapia comportamentals) e terapias cognitivas (TCterapia cognitivas) tem revelado uma proliferação de práticas abarcadas nessas amplas classificações. Além disso, considere-se a existência de uma variedade de nomenclaturas para as mesmas e diferentes práticas incluídas na mesma taxonomia,1–8 o que ocorre em função de seu entrelaçamento, de suas semelhanças e de sua história compartilhada. Apesar desse ecletismo parecer uma característica da condição atual das TCompterapia comportamentals e das TCterapia cognitivas, pode-se observá-lo desde o surgimento da área.

Para compreender melhor como as classificações foram se mantendo ao longo do tempo, é importante olhar para sua história, que pode ser contada de diferentes perspectivas. Neste texto, escolheu-se apresentá-la com base na divisão proposta por Hayes.9 O autor dividiu a história das TCompterapia comportamentals e das TCterapia cognitivas em três períodos em função de mudanças nas ênfases dadas às análises e às intervenções clínicas que foram ocorrendo com o passar do tempo. Hayes9 denominou esses períodos de ondas.

Em especial, quando a metáfora de ondas é utilizada, observa-se que a história das práticas clínicas no Brasil se confunde com sua história nos Estados Unidos da América (EUA), e aspectos específicos da história no Brasil são negligenciados10 e equivocadamente apresentados como se tivessem ocorrido da mesma forma que nos EUA.11 Por isso, essas diferenças serão descritas neste capítulo.

Como poderá ser confirmado no desenvolvimento do texto, as terapias cognitivo-comportamentais (TCCterapia cognitivo-comportamentals) têm suas origens na TCompterapia comportamental e até hoje se utilizam de procedimentos e técnicas desenvolvidas desde o início dela. Por essa razão, conhecer toda sua história, desde os precursores da TCompterapia comportamental até o desenvolvimento da TCCterapia cognitivo-comportamental, é importante para a prática bem fundamentada de terapeutas cognitivo-comportamentais.

Por último, serão discutidas algumas das aproximações e divergências entre as TCompterapia comportamental e as TCterapia cognitivas na literatura atual.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • descrever aspectos históricos das TCterapia cognitivas, incluindo suas origens e entrelaçamentos com as TCompterapia comportamentals;
  • indicar as características gerais das terapias propostas em cada uma das ondas;
  • reconhecer a relevância do conhecimento sobre a análise do comportamento e as TCompterapia comportamentals, já que elas se constituem como uma das origens das TCterapia cognitivas;
  • identificar as aproximações e as divergências entre as TCterapia cognitivas e as TCompterapia comportamentals;
  • apontar os impactos da história e dos conhecimentos na prática clínica dos terapeutas.

 

  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login