Entrar

TERAPIA DE HABITUAÇÃO DO ZUMBIDO

Autor: Tanit Ganz Sanchez
epub_All_Artigo5
  • Introdução

O processo de habituação induzida pela terapia de habituação do zumbido está vinculado aos processos de plasticidade que ocorrem no sistema auditivo central e nas conexões estruturais desse sistema com os sistemas límbico e nervoso autônomo.

Por meio do aprendizado e de sua experiência, o paciente é capaz de mudar padrões de comportamento que o levam a perceber o zumbido continuamente e a ter um incômodo que pode chegar a ser extremo. Esse é um processo gradual, que será mais lento quanto mais fortes forem os reflexos condicionados de aversão ao zumbido.

A terapia de habituação do zumbido, portanto, prevê a cooperação, a disciplina e a persistência do paciente, do médico e do terapeuta envolvidos. Embora não exista contraindicação ou efeito colateral, acredita-se que essa terapia não deve ser indicada indiscriminadamente. Pacientes muito ansiosos e incomodados podem tender a abandonar o tratamento. Defende-se ainda a realização do tratamento da doença desencadeadora do zumbido sempre que possível, preferencialmente antes da adoção da terapia de habituação, que é uma abordagem segura e eficiente no controle do zumbido e da hipersensibilidade auditiva, desde que bem indicada e aplicada por profissionais qualificados.

O médico otorrinolaringologista precisa estar consciente sobre a sua real importância na indicação do tratamento do retreinamento do zumbido. Na literatura, é frequentemente descrito por fonoaudiólogos, que são os profissionais que normalmente o realizam na prática clínica. Entretanto, o otorrinolaringologista deve assumir a responsabilidade pela indicação e prescrição dessa terapia, da mesma maneira que o faz no caso da indicação de próteses auditivas. Para que isso seja viável, o médico precisa, antes de tudo, fazer um bom diagnóstico da(s) causa(s) do zumbido em cada paciente, abordando primeiramente aquelas que podem ser revertidas ou controladas.

Neste artigo, serão expostos os fundamentos teóricos e práticos da terapia de habituação do zumbido, suas indicações, seus resultados e suas vantagens e desvantagens.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de:

 

  • reconhecer a real importância na indicação do tratamento do retreinamento do zumbido;
  • reconhecer as possíveis causas do zumbido;
  • indicar a terapia de habituação do zumbido;
  • identificar o protocolo completo para implementação da terapia de habituação do zumbido.
  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login