- Introdução
Os educadores em enfermagem, no âmbito nacional e internacional, têm colocado em reflexão as práticas pedagógicas utilizadas na formação do enfermeiro, uma vez que o ensino tradicional, da transmissão do conhecimento, já não é capaz de prepará-lo para atender às demandas provenientes do perfil epidemiológico da população e da identificação de risco, dos agravos e problemas de saúde, bem como da crescente necessidade de atenção à saúde nos diferentes ambientes de cuidados.1–3
O enfermeiro defronta-se com pacientes em situações clínicas agudas e crônicas e precisa não somente da habilidade técnica para realizar o cuidado, mas, principalmente, do processo de pensamento acurado para analisar e integrar os dados subjetivos e objetivos, a fim de determinar as ações de cuidados de maneira segura e eficaz.4 Esse processo cognitivo complexo é denominado de raciocínio clínico e carece de aprimoramento para se obter acurácia.
Uma das alternativas para alcançar tal aprimoramento é buscar a formação de excelência, investindo em estratégias de ensino. Para Vandijck,1 há a necessidade de se repensar sobre como os estudantes e profissionais de enfermagem são educados e treinados para garantir a qualidade e a segurança do cuidado. Desse modo, as instituições de ensino precisam preparar os futuros profissionais de enfermagem para ambientes de trabalho complexos, que apresentam mudanças rápidas nos aspectos sociais, econômicos e culturais.5
Alguns estudos citam diferentes estratégias de ensino para o desenvolvimento do raciocínio clínico,2,3 entre elas, destacam-se, neste artigo, o uso do clicker e da vinheta.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- perceber a necessidade de precisão do raciocínio clínico para a qualidade e a segurança do cuidado;
- identificar a estratégia de ensino clicker;
- reconhecer a estratégia de ensino vinheta;
- aplicar clicker e vinheta para desenvolver o raciocínio clínico.
- Esquema conceitual