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A CONSTRUÇÃO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR PARA ADOLESCENTES USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

Autores: Samira Reschetti Marcon , Larissa de Almeida Rézio, Carla Gabriela Wunsch
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  • Introdução

A adolescência é um período crítico na vida, pois, nessa fase, são vivenciadas descobertas significativas; nela, ocorre a afirmação da personalidade e da individualidade.1

A adolescência é compreendida de diversas maneiras. A antropologia a conceitua como uma fase de transição entre a infância e a vida adulta, envolvida por rituais de passagem e iniciação, presentes em diversas culturas. O Direito tem como base as questões de maioridade e menoridade, que variam de acordo com a legislação vigente, enquanto, para a saúde, essa fase se caracteriza pelo crescimento e desenvolvimento corporal, caracterizado por grandes transformações biopsicossociais. A Organização Mundial da Saúde (OMSOrganização Mundial da Saúde) compreende o adolescente como o indivíduo na segunda década de vida, ou seja, entre 10 e 19 anos.2

Caracterizar a adolescência somente com base na idade é uma maneira muito simplista de observá-la, uma vez que a transformação do jovem ocorre não apenas sob o ponto de vista biológico, mas também social e, principalmente, psicológico.1

Na adolescência, o sujeito busca pertencer a um grupo com o qual se identifique. Esse grupo tem a capacidade de influenciar suas ações e, muitas vezes, impõem-se atitudes que serão a prova de sua aceitação na “tribo”.1

Justamente nesse período, em que o grupo de amigos atinge importância social principal, os conflitos familiares chegam ao pico; logo, os pais perdem um pouco do seu poder de controle sobre os filhos, que buscam a imagem de adulto independente no grupo de amigos no qual estão inseridos, seguindo uma tendência natural dos adolescentes. Principalmente nessa fase conturbada e de crise, o consumo de substâncias psicoativas (SPAsubstância psicoativas) pode ocorrer.1

Diante da preocupação do uso cada vez mais precoce de SPAsubstância psicoativas entre os adolescentes,2 o que os expõe a situações de vulnerabilidade, como acidentes de trânsito, violência, gravidez não planejada e doenças sexualmente transmissíveis, as áreas de educação e saúde1 têm investido em programas preventivos, principalmente nas escolas. Nesse contexto, a enfermagem desenvolve papel fundamental, na medida em que promove intervenções preventivas e terapêuticas com o adolescente, seus familiares e com os diferentes dispositivos da comunidade, visando à melhoria da qualidade de vida dos sujeitos envolvidos.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de:

 

  • revisar os conceitos básicos e os aspectos epidemiológicos do uso das SPAsubstância psicoativas entre adolescentes no mundo e no Brasil;
  • distinguir os fatores de risco e de proteção para o uso de SPAsubstância psicoativas em adolescentes;
  • identificar a legislação e as políticas públicas como direcionadoras do planejamento e da implementação da assistência aos adolescentes;
  • compreender e aplicar o Projeto Terapêutico Singular (PTSprojeto terapêutico singular) como metodologia de assistência para o cuidado de adolescentes usuários de SPAsubstância psicoativas;
  • contribuir, como enfermeiro, para a construção do PTSprojeto terapêutico singular direcionado ao adolescente.
  • Esquema Conceitual
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