- Introdução
A neonatologia faz-se de vida, de uma nova vida que se iniciou mais cedo, fora do ventre da mãe, longe do contexto familiar habitual e desejável. O nascimento de um filho é, na maioria das vezes, um sonho e um projeto de vida. Outras vezes, é um sonho adiado, com todos os riscos associados e que pode ser apenas concretizável com a ajuda de técnicas de procriação medicamente assistida. Quer seja idade avançada da mãe, quer a necessidade de recorrer a esse tipo de tratamentos, tais elementos constituem importantes fatores de risco para a ocorrência de parto prematuro.
A incubadora toma dos pais a função de acolher o filho nas condições ambientais adequadas, mas apresenta-lhes um filho diferente daquele que sonharam, agora em situação de risco e singular vulnerabilidade. Nessa situação de sofrimento, decorrente desse processo de vida e de saúde, a família pode encontrar fortalecimento na sua vivência espiritual.
O cuidado holístico à família, que atualmente é esperado dos enfermeiros e profissionais de saúde, inclui essa atenção à espiritualidade, às necessidades espirituais e ao desenvolvimento de intervenções adequadas, no sentido de promover o bem-estar e fortalecer a família no encontro de sentido para essa situação na sua vida.
Este artigo busca apresentar contribuições para os enfermeiros para a integração do cuidado espiritual na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINUnidade de Terapia Intensiva Neonatal), desde a avaliação de necessidades, o diagnóstico diferencial, o planejamento de intervenções e os resultados esperados da intervenção.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, espera-se que o leitor seja capaz de:
- compreender a importância da espiritualidade e do cuidado espiritual no contexto de neonatologia;
- refletir acerca das suas competências para o cuidado espiritual;
- reconhecer a responsabilidade dos enfermeiros na promoção do cuidado espiritual, integrado na equipe de saúde multidisciplinar;
- enumerar estratégias de avaliação do bem-estar espiritual e da espiritualidade dos pais e família no contexto de neonatologia;
- indicar intervenções recomendadas perante os pais em angústia espiritual em contexto de neonatologia.
- Esquema conceitual