- Introdução
A gestação e o puerpério são fases de intensa vulnerabilidade para a saúde da mulher, visto que implica em diversas mudanças fisiológicas e psicossociais. Nesse contexto, é de primordial importância a assistência de qualidade no pré-natal e no período pós-parto.
A assistência pré-natal e puerperal envolve a atenção nutricional, que tem como principais objetivos diagnosticar o estado nutricional, identificar fatores de risco, possibilitar intervenções terapêuticas e profiláticas, a fim de corrigir distorções e planejar o tratamento nutricional adequado, baseando-se no fato de que tanto as condições pré-gestacionais quanto as gestacionais influenciam os parâmetros de saúde do binômio mãe-filho.
O engajamento dos profissionais de saúde exerce forte influência sobre a qualidade da atenção, por isso é importante destacar o papel do(a) enfermeiro(a) na atenção nutricional a ser realizada.
Diante da vulnerabilidade e da particularidade do grupo materno-infantil e do impacto do ciclo reprodutivo na saúde materna, o presente artigo visa a discorrer sobre a importância da assistência nutricional pré-natal e no período pós-parto, e sobre o papel do enfermeiro nesse contexto.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, espera-se que o leitor seja capaz de:
- identificar os fatores de risco associados ao ciclo gravídico-puerperal;
- reconhecer a importância da assistência pré-natal e pós-parto;
- compreender a necessidade da correta avaliação nutricional;
- reconhecer a importância do profissional enfermeiro no contexto da atenção nutricional.
- Esquema conceitual