Entrar

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DE LOGÍSTICA NO CUIDADO FARMACÊUTICO

Filipe Carvalho Matheus

epub-BR-PROFARMA-C2V2_Artigo1
  • Introdução

As atividades de logística de medicamentos envolvem a programação, a aquisição, o armazenamento e a distribuição. Para que ocorram de maneira adequada, devem ser realizadas de modo planejado e com perfil técnico gerencial.

Essas atividades influenciam nos recursos financeiros, materiais e humanos. Esse último ponto é de extrema importância, visto que, para que ocorra o estabelecimento e a continuação do cuidado farmacêutico, são necessárias a disponibilidade e a capacitação dos recursos humanos.

A relação entre a logística de medicamentos e o cuidado farmacêutico perpassa a harmonia exata da alocação dos recursos envolvidos nesses cenários. Essa harmonização pode ter facetas diferentes, dependendo do serviço farmacêutico no qual se está inserido (por exemplo, público ou privado).

Diferentes serviços e suas complexidades necessitarão de adequações para que a relação entre a logística de medicamentos e o cuidado farmacêutico aconteça da maneira mais adequada e satisfatória possível.

É notório que, nos dias atuais, o uso de medicamentos está cada vez maior. Nesse panorama, o impacto para o sistema público e para o setor privado se diferencia tanto nas estratégias de logística quanto nas ações de cuidado farmacêutico.

Este capítulo aborda os principais conceitos relacionados à logística de medicamentos e sua relação com o cuidado farmacêutico, ressaltando a importância do profissional farmacêutico nesse cenário tão desafiador nos dias de hoje. O capítulo aborda ainda os principais métodos que podem ser utilizados em um serviço de acompanhamento farmacoterapêutico.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • pensar no processo de aquisição dos medicamentos do ponto de vista qualitativo e quantitativo;
  • identificar pontos críticos nas atividades de logística que podem influenciar o cuidado farmacêutico;
  • avaliar os problemas relacionados aos medicamentos (PRMproblema relacionado ao medicamentos) no processo de acompanhamento farmacoterapêutico que podem estar relacionados às atividades de logística;
  • reconhecer como as atividades de logística de medicamentos influenciam no cuidado farmacêutico.
  • Esquema conceitual
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login