Entrar

FORMAS FARMACÊUTICAS SEMISSÓLIDAS DE USO TÓPICO: NOMENCLATURA, COMPOSIÇÃO E APLICAÇÃO

George González Ortega

Ânderson Ramos Carvalho

Vanessa Pittol

epub-BR-PROFARMA-C2V2_Artigo2
  • Introdução

A via tópica de administração de fármacos, explorada desde os primórdios da Farmácia, tem sofrido uma expansão significativa nas últimas décadas com a introdução de novos conceitos e novas formas farmacêuticas semissólidas (FFSSforma farmacêutica semissólidas) disponíveis no arsenal terapêutico.

Por esse motivo e pelo fato de o tema ser de caráter multidisciplinar, o enfoque por forma farmacêutica separadamente foge às dimensões deste capítulo e, provavelmente, resultaria no mero acúmulo de dados desconexos.

Uma alternativa é abordar de modo coerente as FFSSforma farmacêutica semissólidas a partir da composição da base medicamentosa e à luz dos outros fatores que modulam a absorção do fármaco:

 

  • a histologia da pele;
  • as propriedades do fármaco;
  • o papel dos promotores de absorção.

A absorção, assim como a hidratação, a irritação e o dano cutâneo, está interligada a cada um dos fatores destacados, de modo que a integralização dos conhecimentos é essencial ao entendimento geral do tema.

Com esse intuito, a classificação das bases será fundamentada na formulação harmônica dos seus componentes em função do objetivo da forma farmacêutica, em vez de critérios mais tradicionais, como o local de ação do fármaco, se a base é ou não removível com água, a técnica de preparação, entre outros.

O espectro de FFSSforma farmacêutica semissólidas é muito amplo, daí a inclusão apenas de FFSSforma farmacêutica semissólidas não estéreis tópicas. Por definição, ficam excluídas soluções (um sistema homogêneo), espumas, aerossóis, bioadesivos e sistemas de liberação transdérmica. FFSSforma farmacêutica semissólida loção é um termo ambíguo e somente será referido quando necessário.

O público-alvo abrange profissionais e estudantes farmacêuticos, médicos e veterinários que lidem com esse grupo de formas farmacêuticas e que precisam da compreensão da composição com a penetração e a absorção esperadas de um medicamento semissólido.

Cada exemplo de formulação está inserido no contexto de uma base específica. A relação existente entre composição química da base, propriedades do fármaco nela incorporado e estado da pele é que define a ação do medicamento. Essa é exatamente a competência esperada do estudante ou do profissional da área farmacêutica, médica ou veterinária.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • relacionar aspectos básicos da anatomia da pele com a composição das principais bases de FFSSforma farmacêutica semissólidas;
  • identificar as FFSSforma farmacêutica semissólidas em função da composição química das bases que as originam;
  • dimensionar a relação entre a composição química da base e os fenômenos de absorção, irritação e hidratação cutânea;
  • descrever o rol das principais características físico-químicas do fármaco, em face do fenômeno de sua absorção;
  • tecer relações entre estado da pele, idade, local de aplicação e formulações de FFSSforma farmacêutica semissólidas;
  • reconhecer a importância do emprego de uma terminologia unívoca referente ao tema FFSSforma farmacêutica semissólida.
  • Esquema conceitual
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login