Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- reconhecer os níveis de prevenção primária, secundária e terciária das alergias em crianças e adolescentes na atenção primária à saúde (APS);
- discutir a indicação e a interpretação de testes diagnósticos para alergia na APS;
- listar competências para coordenar o cuidado de crianças e adolescentes com alergias na APS;
- reconhecer alergias alimentares (AA) em crianças e adolescentes na APS;
- identificar urticárias em crianças e adolescentes na APS;
- identificar a dermatite atópica (DA) em crianças e adolescentes na APS;
- reconhecer a alergia a medicamentos em crianças e adolescentes na APS;
- reconhecer alergias a picadas de insetos em crianças e adolescentes na APS;
- reconhecer a esofagite eosinofílica (EoE) em crianças e adolescentes na APS;
- identificar fitodermatoses em crianças e adolescentes na APS;
- identificar anafilaxia em crianças e adolescentes na APS.
Esquema conceitual
Introdução
A abordagem às doenças alérgicas é fundamental na faixa etária de crianças e adolescentes na APS tanto no que se refere a aspectos relacionados à saúde pública quanto aos da vida diária. O aumento progressivo do número de crianças e adolescentes alérgicos gera custos econômicos (exemplo, hospitalizações), sociais (exemplo, absenteísmo escolar), prejuízos na qualidade de vida e no pleno crescimento e desenvolvimento dessa população.1
Conhecer os mecanismos de prevenção e agentes desencadeantes para os fatores alergênicos e as respectivas expressões clínicas das reações alérgicas, como os respectivos tratamentos, potencializa o tratamento efetivo e a prevenção em todos os níveis (primário, secundário e terciário).