Entrar

ATENÇÃO À SAÚDE DE PESSOAS IDOSAS EM MEIO RURAL

Marilene Rodrigues Portella

epub-BR-PROENF-SI-C3V4_Artigo3

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • descrever aspectos relacionados ao modo de viver e envelhecer no meio rural;
  • identificar as condições de vida das pessoas idosas rurais e seu acesso aos serviços de saúde;
  • reconhecer a importância do cuidado gerontológico na perspectiva da enfermagem rural;
  • subsidiar o exercício do cuidado gerontológico em consonância com o contexto rural.

Esquema conceitual

Introdução

O viver e o envelhecer em comunidade rural têm suas peculiaridades. Tecer comentários acerca da saúde da pessoa idosa é se debruçar sobre as diferentes velhices, um cenário de pluralidades e diversidades, em um contexto de desigualdades sociais que permeia as ruralidades. Por conseguinte, o cuidado de enfermagem fica sujeito às características próprias do mundo rural.

Este capítulo descreve os aspectos relacionados ao modo de vida e às condições de saúde das pessoas idosas rurais, com apontamentos sobre as múltiplas dimensões. Apresenta também uma discussão sobre os efeitos da pandemia da COVID-19 na vida dos mais velhos. Por fim, expõe o cuidado gerontológico na perspectiva da enfermagem rural, um universo no qual as pessoas idosas e a enfermagem interagem, ambas coexistindo com suas crenças, características pessoais, habilidades, necessidades, seus valores e saberes.

A última parte deste capítulo contempla ainda uma proposição de ações de cuidado ancorada nos pressupostos da teoria transcultural da diversidade e da universalidade do cuidado de Leininger, por se acreditar que esse referencial pode nortear as decisões e as ações de enfermagem de modo congruente e favorável às pessoas idosas rurais.

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login