Entrar

REABILITAÇÃO EM ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA FRAGILIDADE

Karine Rodrigues Afonseca

Andrea Mathes Faustino

Carla Targino da Silva Bruno

Vitor Hugo Sales Ferreira

epub-BR-PROENF-SI-C3V4_Artigo4

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • identificar idosos pré-frágeis e frágeis;
  • analisar os princípios e conceitos da reabilitação gerontológica;
  • propor programa terapêutico de enfermagem para idosos em estágio funcional de pré-fragilidade.

Esquema conceitual

Introdução

A reabilitação é um processo terapêutico interdisciplinar de readaptação e aprendizado para o idoso com incapacidades. A fragilidade desempenha papel importante no desenvolvimento de incapacidades no idoso, sendo necessários sua identificação precoce e, sempre que possível, o estabelecimento de plano de reabilitação para evitar sua progressão.

O enfermeiro, como agente do cuidado, desempenha papel fundamental na reabilitação, sendo gestor e intermediador do processo de reabilitação, proporcionando ambiente adequado e seguro e estimulando o envolvimento do idoso e da família nas atividades.

Apesar de a avaliação da fragilidade ocorrer com a utilização de critérios fisiológicos, as intervenções direcionadas aos idosos frágeis e pré-frágeis influenciam positivamente em variáveis pertencentes aos domínios social, emocional, ambiental, comportamental, cognitivo, funcional e fisiológico.

O enfermeiro poderá utilizar diversas metodologias para a elaboração de um plano de cuidados de reabilitação voltado para idosos pré-frágeis, entre eles o processo de enfermagem e o plano terapêutico singular.

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login