Entrar

SEGURANÇA AMBIENTAL NO CUIDADO À PESSOA IDOSA NA PERSPECTIVA NIGHTINGALEANA

Jéssica de Menezes Nogueira

Francisca Tereza de Galiza

Angelina Monteiro Furtado

Bruna Karen Cavalcante Fernandes

epub-BR-PROENF-SI-C3V4_Artigo5

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • identificar as problemáticas inerentes à segurança ambiental do idoso a partir da teoria ambientalista de Florence Nightingale;
  • refletir de forma crítica sobre a prática assistencial da enfermagem no atendimento do idoso em seu domicílio;
  • elaborar estratégias para minimizar as fragilidades presentes nos domicílios dos idosos quanto à segurança ambiental.

Esquema conceitual

Introdução

A teoria ambientalista de Florence Nightingale fornece subsídios para o cuidado ao contexto em que o idoso está inserido. Condições de saneamento, limpeza, iluminação e ruídos perpassam o olhar clínico do enfermeiro para que ele, assim, consiga gerenciar adequadamente o cuidado a essa população com foco no ambiente.

Rede de esgoto eficiente, limpeza ambiental e pessoal, iluminação, ruídos são nuances a serem observadas na ambiência do idoso. A discussão desses fatores, à luz da teoria ambientalista, demonstra uma demanda para que os enfermeiros direcionem o cuidado com vistas a intervir nos fatores ambientais que podem ser limitantes no tocante à manutenção/melhora da saúde, capacidade funcional e cognitiva da pessoa idosa.

O gerenciamento do cuidado, que engloba ações de enfermagem necessárias a cada dimensão tratada neste capítulo, envolve o aprofundamento teórico e proposições de atividades que possam ser executadas com a finalidade de dar seguimento ao processo de enfermagem.

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login