- Introdução
A primeira descrição da síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRAsíndrome do desconforto respiratório agudo) ocorreu em 1967 quando Ashbaugh e colaboradores descreveram o quadro de 12 pacientes com infiltrado pulmonar bilateral na radiografia de tórax, hipoxemia refratária à oxigenioterapia e diminuição da complacência pulmonar, gerando grave insuficiência respiratória, com alta mortalidade.
Várias definições da síndrome foram propostas, e avanços importantes ocorreram na compreensão da fisiopatologia, fatores desencadeantes e epidemiologia, levando a concepção e teste de novas estratégias de tratamento.1
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, espera-se que o leitor possa:
- diagnosticar e classificar a SDRAsíndrome do desconforto respiratório agudo, de acordo com a nova definição de Berlim;
- reconhecer os princípios fisiopatológicos da SDRAsíndrome do desconforto respiratório agudo;
- conhecer as estratégias ventilatórias e terapias de resgate para pacientes com diferentes níveis de SDRAsíndrome do desconforto respiratório agudo, com base em estudos recentes.
- Esquema conceitual
|
1. Sintetize seus conhecimentos sobre o diagnóstico da SDRAsíndrome do desconforto respiratório agudo. Compare sua resposta como o texto a seguir.
2. Em que consiste a Definição de Berlim? Compare sua resposta como o texto a seguir.
3. Sintetize seus conhecimentos sobre a epidemiologia da SDRAsíndrome do desconforto respiratório agudo. Compare sua resposta como o texto a seguir.