- Introdução
Este trabalho é, em suma, uma revisão bibliográfica atualizada e tem como meta discutir a humanização do atendimento na urgência e emergência. Portanto, pretende-se descrever o caminho do movimento de inserção do profissional na área do departamento de emergência e apontar os modelos de atenção nesse quesito. Pretende-se ainda, de modo geral, relacionar situações de emergência e humanização, além de discorrer sobre o processo de construção de um espaço de atuação dos profissionais no departamento de urgência e emergência a partir do contexto histórico vivenciado pela saúde no Brasil.
O desenvolvimento das ações dos profissionais de saúde tem como princípios fundamentais:1
- o respeito à singularidade das instituições hospitalares;
- a integração e estreita cooperação entre os diversos agentes que compõem o Sistema de Saúde – Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e instituições hospitalares.
O Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) oferece uma diretriz global que contempla os projetos de caráter humanizador desenvolvidos nas diversas áreas de atendimento hospitalar, incentivando a criação e a sustentação permanente de espaços de comunicação que facultem e estimulem a livre expressão, a dinâmica do diálogo, o respeito à diversidade de opiniões e a solidariedade.1
Uma reflexão sobre uma humanização no departamento de emergência se faz necessária, uma vez que vem sendo precariamente exercida em dias de hoje, em que predomina a ênfase dada ao avanço tecnológico e científico e, muitas vezes, fragmentando a atenção que deveria ser dispensada de forma mais humana.
- Objetivos
Ao final da leitura desse artigo, o leitor poderá:
- compreender o que vem a ser a humanização do atendimento dos pacientes no departamento de urgência e de emergência;
- conhecer as tendências em humanização no contexto do departamento de emergência;
- reconhecer a importância da humanização em urgência e emergência.
- Esquema conceitual