Entrar

AVALIAÇÃO DO LACTENTE COM GANHO DE PESO INSUFICIENTE

Mariana Soares Carlucci

Sara Kvitko de Moura

Daniela Dal Forno Kinalski

epub-BR-PROMEF-C16V1_Artigo2

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • Identificar situações de ganho de peso adequado e inadequado do lactente;
  • realizar a avaliação situacional do lactente no que se refere ao ganho de peso;
  • estabelecer uma abordagem terapêutica adequada dentro do contexto familiar e social do lactente com ganho de peso insuficiente;
  • identificar sinais de alarme relacionados ao ganho de peso insuficiente que requeiram uma ação imediata e, eventualmente, o encaminhamento para avaliação em um serviço de urgência e emergência.

Esquema conceitual

Introdução

É comum, no acompanhamento do lactente, a queixa de não recuperação do peso de nascimento ou, ainda, de perda de peso adicional no período neonatal (de 0 a 28 dias de vida). Ressalta-se que, em 90% dos casos, não há uma causa orgânica subjacente para isso.1 A preocupação com o peso da criança não se limita às primeiras semanas de vida; ela pode surgir a qualquer momento do seguimento longitudinal do lactente.

O atraso do crescimento não orgânico ou insuficiência de crescimento (em inglês, failure to thrive ou growth faltering) não configura uma doença, mas um achado — um padrão de ganho de peso anormal associado a um déficit nutricional, resultando na diminuição da velocidade de ganho de peso.2 Dessa forma, ao longo do acompanhamento de puericultura, pode haver uma estagnação ou, eventualmente, uma queda no gráfico de ganho de peso para a idade.2,3

A observação da diminuição do ganho de peso do lactente é um motivo de preocupação para familiares e para a equipe de saúde. A avaliação e a abordagem corretas desses casos são aspectos importantes, a fim de orientar e tranquilizar os responsáveis pela criança.

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login