Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- aprofundar o conceito de letramento funcional em saúde (LFS) para os profissionais de enfermagem;
- descrever a importância da comunicação eficaz em saúde;
- discutir o instrumento de avaliação do LFS dos pais de crianças com idade inferior a 1 ano — o Teste de Avaliação do Letramento Funcional em Saúde Parental (em inglês, Parental Health Literacy Activities Test [PHLAT]) — validado no Brasil;
- reconhecer o uso do instrumento de mensuração do letramento em saúde (LS) e sua aplicação na atenção primária à saúde (APS);
- identificar o uso do instrumento de mensuração do LS na atenção básica.
Esquema conceitual
Introdução
Este capítulo apresenta o LS, expressão traduzida para o português proveniente do inglês health literacy. Ainda não se verifica consenso entre os pesquisadores quanto ao conceito e o campo de estudo do LS, contudo abrange muito mais do que a comum habilidade de leitura das informações em saúde, isto é, compreende habilidades influenciadas pela cultura e pela sociedade, como saber ouvir, ler, escrever, expressar-se oralmente, habilidades de numeramento (matemática) e de tomar decisões relacionadas à saúde.1
O letramento é resultante do processo de aprender a ler e a escrever, constituindo-se no estado que um sujeito ou uma coletividade alcança após a apropriação da escrita e de suas práticas na sociedade. De outro modo, o letramento funcional se define por meio dos conhecimentos e habilidades de leitura e escrita que proporcionam ao sujeito o envolvimento nas atividades distintas da sua área de domínio.2
Nesse contexto, Coelho e colaboradores3 descrevem o LFS a partir do conhecimento, do estímulo e das capacidades individuais para acessar, assimilar, analisar e empregar as informações de saúde com a finalidade de exercer julgamentos e tomada de decisões no que se refere à vida cotidiana a respeito de saúde, agravos, prevenção de doenças e promoção da saúde. Neste capítulo, LS e LFS serão tratados como sinônimos.
Os usuários com limitado LS, quando comparados aos que têm nível adequado, frequentemente relatam que os médicos utilizam palavras difíceis; por isso, tão importantes quanto a competência de letramento dos usuários que procuram os serviços de saúde são o vocabulário e as habilidades de comunicação utilizadas pelos profissionais que atuam nesse campo.4
A comunicação por meio de linguagem simples deve ser considerada habilidade relevante, junto a outras competências, daqueles que exercem profissões no campo da saúde. Soma-se a isso o fato de que o usuário pode estar com suas condições físicas e cognitivas prejudicadas pelo adoecimento, pelo medo, por estresse ou outro desconforto que lhe cause embaraço e constrangimento diante de um ambiente de saúde altamente letrado, considerando a formação acadêmica dos profissionais.4
Em razão de sua complexidade, multidimensionalidade, interdisciplinaridade4,5 e do impacto que um inadequado letramento pode causar a indivíduos, família, comunidade e ao sistema de saúde, o LS despertou interesse em pesquisadores, profissionais de saúde e formuladores de políticas públicas.6 Contudo, os instrumentos que mensuram o nível de LS, geralmente, são dirigidos a públicos específicos.7–9
Não foram encontradas evidências científicas sobre o LS de pais/cuidadores na implementação da terapêutica aos filhos. Assim, faz-se necessária a disponibilidade de instrumento de avaliação sobre o LS a esse público, configurando-se como uma lacuna de conhecimento. Tal fato assume relevância na medida em que o grupo infantil é público assíduo na APS, tanto nas consultas de acompanhamento do seu crescimento e desenvolvimento como na busca de cuidado, principalmente, às doenças respiratórias e diarreicas, que acometem crianças de modo prevalente no País e influenciam na hospitalização por causas evitáveis pela APS.7–9
Na ausência de instrumento específico validado no Brasil para pais/cuidadores de crianças e considerando a importância do LS para a resolutividade da atenção à saúde no cuidado infantil, as autoras deste capítulo realizaram a tradução, a adaptação cultural, a validação psicométrica e a aplicação do instrumento PHLAT.
O PHLAT, que avalia as habilidades de LS e a compreensão matemática dos pais/cuidadores quanto às instruções terapêuticas, principalmente medicamentosas, para cuidar de crianças com idade inferior a 1 ano,10 será apresentado neste capítulo.