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AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NEUROFUNCIONAL DA CRIANÇA COM SÍNDROME CONGÊNITA ASSOCIADA AO VÍRUS ZIKA

Elisa Beatriz Braga dell Orto van Eyken

Míriam Ribeiro Calheiros de Sá

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  • Introdução

O vírus Zika (em inglês, Zika virus [ZKVvírus Zika]) foi identificado pela primeira vez em 1947, na Uganda; porém, foi em 2007, na Micronésia, que o primeiro surto de infecção humana pelo vírus aconteceu. Em 2013, um grande surto na Polinésia Francesa foi acompanhado de relatos de complicações neurológicas e autoimunes associadas ao ZKVvírus Zika. Entretanto, até hoje, a doença causada pelo vírus não é completamente conhecida, assim como sua forma de transmissão, suas implicações clínicas e complicações.1

Nas Américas, desde 2014, mais de 20 países e territórios reportaram a circulação do ZKVvírus Zika. No Brasil, desde 2015, foram detectados casos de pacientes com síndromes neurológicas que tiveram história de infecção pelo vírus, sendo a Bahia o primeiro estado a informar casos de síndrome de Guillain Barré com essa associação (26).2

Embora não tenham sido de notificação compulsória até 2015, os casos de microcefalia aumentaram consideravelmente, pois, entre 2010 e 2014, foram, em média, 163 no País todo. Em 2015, foi detectado aumento desse índice no estado de Pernambuco. Em 2016, o número de casos reportados chegou a 3.530, abrangendo 20 estados e o Distrito Federal.

As evidências ecológicas de associação de síndromes neurológicas, incluindo a microcefalia, ao ZKVvírus Zika ainda carecem de mais dados científicos que as confirmem; por isso, a vigilância para detecção de alterações pré-natais e ao nascimento, como a microcefalia e outras desordens neurológicas congênitas, tem sido cuidadosa.2

As anomalias congênitas (com ou sem a presença de microcefalia) associadas ao ZKVvírus Zika têm sido variadas; por isso, podem formar um quadro de múltiplas alterações3 e caracterizar uma síndrome congênita associada ao vírus Zika (SCZKVsíndrome congênita associada ao vírus Zika).

Entre as manifestações clínicas associadas às alterações congênitas, estão aquelas provenientes da malformação do sistema nervoso central (SNCsistema nervoso central). O desenvolvimento neuropsicomotor (DNPMdesenvolvimento neuropsicomotor) atípico é uma manifestação frequente, e um diagnóstico de encefalopatia crônica da infância, também denominada PCparalisia cerebral, é possível.4

Logo, validar e tornar simples os protocolos de avaliação e acompanhamento, para que seja possível replicá-los e confirmá-los, devem ser os compromissos do fisioterapeuta com a população com SCZKVsíndrome congênita associada ao vírus Zika.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • reconhecer a inexistência e a demanda de um protocolo de avaliação validado para a população com SCZKVsíndrome congênita associada ao vírus Zika em face da epidemia de microcefalia que assola o Brasil desde 2015;
  • reconhecer a necessidade da publicação dos dados referentes à população com SCZKVsíndrome congênita associada ao vírus Zika;
  • caracterizar a SCZKVsíndrome congênita associada ao vírus Zika;
  • buscar a sistematização do uso de instrumentos de avaliação em neuropediatria, traduzidos e validados no Brasil e comercializados em português (ou disponíveis gratuitamente) para que seja possível a reprodução das pesquisas científicas com a população com SCZKVsíndrome congênita associada ao vírus Zika;
  • identificar a importância da utilização, na população com SCZKVsíndrome congênita associada ao vírus Zika, de protocolos de coleta de dados sobre o desenvolvimento motor e as funções motoras grossa e fina, elaborados para pessoas com paralisia cerebral (PCparalisia cerebral);
  • reconhecer a necessidade da utilização da interpretação qualitativa de dados da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIFClassificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) para a população com SCZKVsíndrome congênita associada ao vírus Zika.
  • Esquema conceitual
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