Entrar

CÂNCER DO COLO DO ÚTERO: FATORES DE RISCO, MÉTODOS DIAGNÓSTICOS E TRATAMENTO

Autor: Walquíria Quida Salles Pereira Primo
epub-BR-PROAGO-C16V2_Artigo2
  • Introdução

O câncer do colo do útero ocupa o sétimo lugar no ranking mundial, sendo o quarto tipo mais comum na população feminina. Estimam-se 16.370 casos novos de câncer do colo do útero para cada ano do biênio 2018–2019, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres, ocupando a terceira posição no Brasil.

Em 2012, para o mundo, estimaram-se 528 mil casos novos com uma taxa de incidência de 14/100 mil mulheres e 266 mil mortes por essa neoplasia, sendo a maioria dos casos ocorrida em áreas com menores índices de desenvolvimento humano (IDHíndice de desenvolvimento humanos).

Quase nove de cada dez óbitos por câncer do colo do útero ocorrem em regiões menos desenvolvidas, onde o risco de morrer de câncer cervical antes dos 75 anos de idade é três vezes maior. Os cânceres invasivos do colo do útero são geralmente tratados com cirurgia ou radioterapia (RTradioterapia) combinada com quimioterapia (QTquimioterapia).

A escolha da melhor opção terapêutica depende do estadiamento clínico do tumor, da idade, da história reprodutiva, do estado geral da paciente e das condições disponíveis no serviço de saúde.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • identificar os fatores de risco para o câncer do colo do útero;
  • indicar os métodos diagnósticos do câncer do colo do útero;
  • revisar o estadiamento atual do câncer do colo do útero;
  • atualizar-se sobre os diferentes tratamentos para câncer do colo do útero.
  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login