Entrar

COACHING COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO EM ENFERMAGEM

Autores: José Luís Guedes dos Santos, Jouhanna do Carmo Menegaz, Fernando Henrique Antunes Menegon
epub_All_Artigo3
  • Introdução

O coaching é um tema amplamente abordado sob os mais variados enfoques, abordagens e áreas de conhecimentos. Tal diversidade pode ser ilustrada, por exemplo, no site da Livraria Cultura, em que, a partir da consulta pelo termo coaching, encontram-se 2.502 itens relativos ao tema. Entre esses itens estão incluídos: coaching vocacional, coaching executivo, coaching para vendas, coaching gerencial, espiritual, ética e coaching ontológico, esportivo, life coaching, coaching para docentes, coaching para mães e pais, psicologia neurolinguística, filosofia, sociologia e outros.

O crescimento da utilização desse termo também pode ser constado mediante consulta à ferramenta Ngram Viewer, do Google®, que busca por palavras, frases e expressões nos livros do Google Books. O uso da palavra coaching cresceu aproximadamente 300% desde a década de 1960. Assim, pode-se considerar que o uso da palavra coaching é uma tendência nos mais diversos contextos da vida humana.

No meio científico, a maioria das pesquisas sobre coaching é desenvolvida pelas áreas de Psicologia, Administração e, mais recentemente, também tem sido o foco de profissões na área da saúde, como a Enfermagem.

O coaching é usado em Enfermagem, principalmente no contexto internacional, como estratégia para a gestão de pessoas, a educação para a saúde e o desenvolvimento da prática clínica.

 

O coaching é um processo no qual, por meio do diálogo e do desenvolvimento da consciência e da responsabilidade, uma pessoa é guiada por um profissional a desenvolver e/ou aprimorar alguma competência que esteja aquém do esperado por ele, como indivíduo, ou pela organização em que trabalha.

No Brasil, ainda são incipientes os estudos relacionados ao coaching na Enfermagem,1 e muitos profissionais de saúde e gestores ainda não estão familiarizados com esse processo. Assim, este artigo aborda a definição de coaching e sua aplicação como uma estratégia de gestão em Enfermagem. O intuito deste artigo é divulgar o coaching entre os profissionais de Enfermagem e indicar possibilidades para a sua aplicação, especialmente no trabalho gerencial do enfermeiro.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • reconhecer o conceito de coaching;
  • diferenciar os conceitos de couseling, coaching e mentoring;
  • reconhecer os diferentes tipos de coaching;
  • interpretar os conceitos de gestão de pessoas no âmbito da administração geral e da administração em Enfermagem;
  • identificar as características da liderança sustentada em coaching.
  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login