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GERENCIAMENTO DA ASSISTÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM

Autores: Vanessa Gomes Maziero, Andrea Bernardes
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  • Introdução

O enfermeiro deve ser capaz de refletir sobre a organização do trabalho e proporcionar condições para desenvolvê-lo de forma articulada, assegurando a existência de recursos materiais, humanos e físicos necessários para a garantia da qualidade da assistência prestada aos usuários. Dessa forma, entender como e quanto o processo educativo voltado ao gerenciamento da assistência está sendo desenvolvido e como tem contribuído para a formação de graduandos é essencial a fim de que se tornem profissionais competentes e crítico-reflexivos.

Neste artigo, identificam-se quais atividades de gerenciamento da assistência são desenvolvidas por graduandos de Enfermagem. Muitos enfermeiros apenas cumprem tarefas estabelecidas pela instituição e exercem atividades burocráticas, enquanto outros são apenas tecnicistas e não desenvolvem a gerência de enfermagem. O texto traz contribuições importantes para a percepção das atividades de gerenciamento da assistência para os graduandos de enfermagem, evidenciando aspectos a serem considerados no ensino-aprendizagem dos alunos.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • identificar quais atividades de gerenciamento da assistência são desenvolvidas por graduandos de enfermagem;
  • indicar atividades de gerenciamento da assistência a serem estudadas com os graduandos de enfermagem;
  • evidenciar aspectos a serem considerados no ensino-aprendizagem dos graduandos de enfermagem.
  • Esquema conceitual
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