Entrar

CONCEITO PRIMING APLICADO À FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL APÓS ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Thiago Luiz de Russo

Gabriela Lopes dos Santos

Erika Shirley Moreira da Silva

Luisa Fernanda García-Salazar

epub-BR-PROFISIO-NEU-C7V4_Artigo1
  • Introdução

A importância da fisioterapia para o tratamento das mais diversas doenças neurológicas é clara, em razão do crescente corpo de evidências científicas sobre suas estratégias terapêuticas. Áreas como bioinformática, biomecânica, neurociência, entre outras, têm destacado informações sobre a eficácia e os mecanismos de ação dessas estratégias, bem como os melhores parâmetros para tratamento.

Nos últimos anos, vem sendo amplamente debatida e investigada a forma como as terapias são combinadas em uma sessão de atendimento. Esse tópico é de extrema relevância, visto a necessidade de otimizar tratamentos com melhor custo-benefício ao indivíduo. Nesse sentido, o conceito priming vem sendo usado na área da fisioterapia neurofuncional como forma de facilitação da capacidade cerebral para aprender ou se recuperar.

Após um acidente vascular cerebral (AVCacidente vascular cerebral), o indivíduo passa a apresentar diversos problemas de saúde, com o comprometimento de diversos sistemas. As estratégias terapêuticas usadas para a reabilitação desses pacientes têm como cerne agir sobre a neuroplasticidade, com foco na funcionalidade e na reinserção social. Muitas vezes, o terapeuta emprega uma associação de técnicas para atingir determinada meta funcional, como estímulos sensoriais para facilitar o treino de uma tarefa. O conceito priming envolve a combinação de terapias, a partir de princípios da neuroplasticidade, para otimizar a reaprendizagem e o desempenho motor.

Neste capítulo, serão apresentados os principais modelos de priming motor utilizados na reabilitação de indivíduos que sofreram AVCacidente vascular cerebral, seus mecanismos de modulação da neuroplasticidade e evidências sobre melhores parâmetros e combinações. Por fim, serão abordadas perspectivas sobre a implementação desses modelos na prática clínica do fisioterapeuta neurofuncional.

  • Objetivos

Após a leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • discorrer sobre aspectos conceituais relativos a priming;
  • explicar, em linhas gerais, a aplicação do priming, no contexto da fisioterapia neurofuncional, em indivíduos que sofreram AVCacidente vascular cerebral;
  • descrever os princípios que regem o conceito priming, identificando a melhor forma de organização das sessões de terapia para otimização dos efeitos;
  • reconhecer os principais modelos, princípios de neuroplasticidade e evidências científicas relacionados com o priming motor em indivíduos que sofreram AVCacidente vascular cerebral;
  • identificar, a partir de evidências científicas, os principais parâmetros e as formas de combinação para induzir o efeito priming.
  • Esquema conceitual
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login