Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- reconhecer as principais políticas voltadas à moradia e atenção à saúde da população idosa;
- identificar as principais características das diferentes modalidades habitacionais para idosos;
- refletir sobre os desafios da enfermagem brasileira na atenção à saúde de idosos residentes em diferentes modalidades habitacionais.
Esquema conceitual
Introdução
O aumento mundial da população idosa tem apresentado inúmeros desafios à sociedade em geral, em especial ao setor de saúde. Ademais, as diferentes conformações familiares têm influenciado na modalidade habitacional ocupada por esses indivíduos durante essa fase do ciclo de vida. Destarte, torna-se importante compreender as diferentes modalidades habitacionais, coabitadas ou unipessoais, suas estruturas, organização e objetivos.
Nesse sentido, a abordagem integrada entre os diferentes setores é importante para garantir a efetividade das políticas públicas voltadas a essa população e as ações de cuidado que atendam suas especificidades. No tocante à enfermagem, destaca-se que o cuidado integral e qualificado exige conhecimentos e habilidades específicas sobre esse processo natural, que pode, por vezes, vir acompanhado de alterações fisiológicas e das condições de vida e saúde.