Entrar

PERSPECTIVA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM AO IDOSO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autor: Ana Clara Coelho Kransfeld
epub-BR-PROENF-SI-C3V2_Artigo4

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • analisar a importância do seu papel na equipe e na saúde do paciente idoso internado em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs);
  • reconhecer as necessidades biopsicossociais do paciente idoso;
  • identificar os principais fatores de risco que levam o paciente idoso ao setor de terapia intensiva e as principais complicações advindas da internação nesse setor;
  • definir a assistência adequada aos pacientes idosos internados em UTIs.

Esquema conceitual

Introdução

Desde a década de 1980, pesquisadores têm realizado estudos para identificar os fatores agravantes na saúde a fim de aumentar a qualidade do cuidado prestado. Para tanto, torna-se necessário trazer à tona a discussão sobre a saúde do idoso, tendo em vista que houve um aumento na expectativa de vida. Não obstante, espera-se que um terço da população seja composta por idosos nos próximos 30 anos.

Nesse sentido, este capítulo busca preparar os profissionais da área da saúde, principalmente os enfermeiros, para assistir os idosos e potencializar a organização de cuidados por meio de serviços que atendam às suas múltiplas necessidades, maximizando o exercício da escuta e a criação de um vínculo.

Diante do cenário de hospitalização dentro da UTI, faz-se necessária a orientação da família do paciente e, quando possível, do próprio paciente. Dessa forma, a equipe de enfermagem, por meio de um olhar sensível, além de realizar as tarefas técnicas pertinentes ao tratamento direcionado para o quadro clínico, contribuirá para a diminuição da ansiedade e do medo do desconhecido, dois fatores sobressalentes neste contexto.

×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login